MENU

26/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/03/2021 às 00h00min

Vereador Adhemar Freitas Jr solicita construção de monumento Marco Zero de Imperatriz

Brenda Herênio
Assessoria de Comunicação
Adhemar Freitas: “Algo simples, mas de grande relevância” - Foto: Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (24), durante sessão na Câmara Municipal, o vereador Adhemar Freitas Júnior (Solidariedade) apresentou uma indicação ao prefeito Assis Ramos e ao presidente da Fundação Cultural, Paulinho Lobão, para a construção de um monumento que indique o Marco Zero de Imperatriz, o ponto exato de fundação da cidade por Frei Manoel Procópio, e pelas primeiras famílias que deram início à povoação no município.

“Ainda não temos esse registro histórico. É algo simples, mas de uma relevância muito grande para a história da nossa cidade. Essa ação vem destacar e valorizar aquilo que é nosso, para que nós possamos dar representatividade àqueles que construíram a nossa Imperatriz”, destacou o vereador durante a defesa de sua indicação.

Segundo o historiador José Herênio, membro da Academia Imperatrizense de Letras, o exato ponto em que se iniciou a povoação de Imperatriz em 1852, foi na Praça da Meteorologia, localizada na rua XV de novembro. O local é um dos pontos históricos da cidade, o que justifica, tanto sob o ponto de vista histórico quanto cultural, a criação de um monumento que garanta a preservação da memória da cidade de Imperatriz para as futuras gerações.

Adhemar destacou que por se tratar de um marco, é importante que haja um envolvimento da sociedade na escolha do tipo de monumento. O vereador também sugeriu a criação de um concurso direcionado a técnicos em arquitetura, arquitetos, engenheiros e artistas plásticos para a apresentação de projetos, dentre os quais será escolhido por uma comissão criada pela Fundação Cultural. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »