MENU

23/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 23/03/2021 às 00h00min

ASTT de Araguaína realiza campanha de doação de sangue e medula óssea

Servidores e agentes de trânsito fizeram parte da ação do Dia D no último sábado, 20, com blitz e doações para o Hemocentro Regional

Thatiane Cunha
Ascom/PMA
Campanha visa contribuição da população para aumentar o estoque de bolsas de sangue e medula óssea que está em situação crítica na unidade local - Ascom-PMA/Marcelo Sandes
 
A ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) de Araguaína iniciou no último dia 16 uma campanha de doação de sangue para contribuir com reforço no estoque de sangue e medula óssea do Hemocentro Regional. No último sábado, 20, foi realizado o dia D da campanha com blitz educativa e doações feitas por agentes de trânsito e servidores da agência.

Um dos doadores foi o agente de trânsito Edvan Batista, de 38 anos. Para ele, a campanha mostra que é mais importante servir do que ser servido. “E a gente atendeu ao chamado neste momento de salvar vidas, de segurança no trânsito. E estamos sempre prontos para atender esse chamado”.

Para a agente de trânsito Thamiles Vasconcelos, de 25 anos, a parceria entre a ASTT e o Hemocentro será sempre realizada. “Sempre que eles precisam a gente se dispõe a doar. A gente sabe que uma bolsa de sangue ajuda quatro a cinco pessoas. Convidamos a população para que faça o mesmo”.

Vasconcelos ainda incentivou outros doadores explicando a grandiosidade do simples gesto. “Como agente é uma oportunidade ajudar ao próximo. Não custa nada, é rápido, indolor e a gente faz e sai com a sensação de dever cumprido por salvar a vida de outras pessoas com um gesto tão simples’.

O presidente de Passe Livre da ASTT, Zakhary Bruno dos Santos, de 28 anos, se tornou doador a partir da campanha. “Fui estimulado pela campanha. É muito importante, se não fosse a ação a gente não tinha essas informações. Serei doador a cada dois meses depois da campanha”.

Hemocentro
O gerente do Hemocentro, Juliano da Silva, afirmou que a situação na unidade está crítica e desde que iniciou a pandemia as doações caíram 25%. “Em 2020, as pessoas estão com medo de sair de casa e não querem fazer a doação e muitos contraíram a doença e ficam impossibilitados de doar por 30 dias. Por isso, essas ações como a da ASTT são muito importantes".
Doações voluntárias 

Para doar sangue e medula óssea, basta que as pessoas estejam bem alimentadas, não ter contraído nenhuma doença transmissível por transfusão de sangue e pesar de mais de 50 quilos. O Hemocentro fica localizado na Rua 13 de Maio, nº 1336, região central. Para mais informações ou para tirar dúvidas, o telefone é: (63) 3411 2915 ou 3411 2916.

Gesto que salva

O Dia D da campanha de doação contou ainda com uma blitz educativa na Rua 13 de Maio, no Centro, próximo ao Hemocentro da cidade. Durante a operação, os motoristas foram orientados quanto à importância da doação voluntária de sangue. Logo após a blitz, agentes e outros servidores da ASTT fizeram a doação de sangue e medula óssea.

A campanha de doação de sangue da agência é realizada todos os anos durante a campanha do Maio Amarelo. Este ano, a ação foi antecipada por causa da realidade de baixo estoque da unidade em função da pandemia da covid-19.

Aa atividades da campanha foram iniciadas no dia 16 e finalizarão no dia 24. De acordo com o diretor de Educação para o Trânsito da ASTT, Eduardo Barbosa, mais de 80 pessoas entre agentes e servidores administrativos da agência estão envolvidos nas ações.

“Neste momento tão difícil em que todos estamos passando, esse gesto de consciência e amor ao próximo pode ser essencial”, lembrou o diretor. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »