MENU

19/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 19/03/2021 às 00h00min

Auditoria internacional aprova obras de infraestrutura nos bairros e construção da Via Norte

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Araguaína
Com a bacia de detenção pronta e com quase um quilômetro de canalização implantada, o 1º trecho da Via Norte chegou aos 50% de obra concluída - Marcos Sandes/Ascom
O andamento do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem financiamento do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, foi aprovado por auditoria internacional, realizada neste mês de março. Dentre as obras já em execução e que foram visitadas pela equipe de auditoria estão a Via Norte e a implantação de infraestrutura nos setores Morada do Sol 3, Ana Maria, Maracanã, Itaipú, Jardim Vitória e Tocantins.

A análise financeira e física realizada pela Sá Leitão, de nível internacional, faz parte da prestação de contas com o órgão financiador e aprovou todos os quesitos do projeto sem ressalvas. “As obras estão sendo realizadas de acordo com o previsto nos contratos firmados com a Prefeitura de Araguaína e estão respeitando o cronograma”, afirmou o sócio da empresa Leonardo Barbosa. A empresa é contratada para efetuar auditoria anualmente.

Projeto integrado
O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína prevê a implantação de asfalto e drenagem em vias, de bacias de detenção e vários parques urbanos e de preservação como o Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel. Mais de 20 bairros serão atendidos com obras de infraestrutura, entre eles Universitário Leste, Alaska, Martins Jorge, Itatiaia e Dom Orione.

Nos bairros
No Setor Morada do Sol 3, pavimentação e a drenagem já estão concluídas, faltando apenas a construção das calçadas, atualmente em execução. Ao lado, no Setor Ana Maria, toda drenagem está concluída e há previsão de retomada dos serviços de terraplanagem e pavimentação a partir de 15 de abril, quando as chuvas cessarem na região.

Mais ao sul, no Setor Jardim Vitória, também já foram concluídos os serviços de drenagem profunda e lançamento de águas pluviais, e começará a receber asfalto e calçadas acessíveis a partir de abril. Ainda na região, no Setor Tocantins, falta apenas o recapeamento de duas ruas e duplicação da Avenida das Malvas.

Via Norte
O trecho 1 da Via Norte está sendo construído entre as Avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco até o Parque Cimba, e passará sobre o canal dos córregos Neblina e Canindé. O primeiro trecho de 1,6 km atenderá diretamente quatro bairros: Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba.  Com a bacia de detenção pronta e com quase um quilômetro de canalização implantada, o trecho chegou aos 50% de obra concluída e deve ficar pronto ainda neste ano.

Em andamento, está também as demolições de pontes para reconstrução. As primeiras a serem concluídas, nos próximos 30 dias, serão na Rua 21 de Abril/Av. Neief Murad e Rua Araguaia, onde o tráfego de veículos e pedestres será restabelecido provisoriamente em seguida.

Próximas obras
As próximas licitações previstas são para recuperação ambiental e desassoreamento do Córrego São Benedito, que passa pelo Ana Maria e faz parte da Bacia do Córrego Jacuba, e implantação de infraestrutura no Setor Itatiaia. 

Também há previsão de contrato para construção de outras importantes vias de acesso e canalizações: a segunda etapa da Via Lago ligará o maior cartão postal de Araguaína até o Unitpac, e a Via Parque continuará a Avenida Neief Murad, passando por uma nova canalização do Córrego Neblina, até a nascente, na Vila Norte, onde as vias irão circundar um parque ecológico de preservação previsto no Plano Diretor, o Parque Nascentes do Neblina.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »