MENU

13/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/03/2021 às 00h00min

Licitação para recuperação do trecho Grajaú/Formosa da Serra Negra está em fase final, afirma Clayton Noleto

Assessoria de Comunicação Sinfra
Secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto - Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (11), o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, concedeu entrevista à Rádio Formosa FM, no município de Formosa da Serra Negra. Entre os assuntos, falou da licitação para recuperação de trechos da MA 006, localizada na região sul do Maranhão, e os investimentos feitos na luta contra o novo coronavírus.

Ao ser questionado sobre os serviços na MA 006, ponto principal da entrevista, o secretário esclareceu que, desde o início da atual gestão, o Governo do Estado trabalhou para conseguir os recursos para a reconstrução da rodovia. “Nós fizemos todos os estudos, apresentamos os documentos necessários, fizemos o projeto para que o recurso fosse destinado para a recuperação da via, porém, apesar dos nossos esforços, a Secretaria do Tesouro Nacional, de responsabilidade do Governo Federal, negou o empréstimo para a obra”, afirmou.

Clayton Noleto explicou que nova estratégia precisou ser adotada, tendo em vista a necessidade de garantir a mobilidade à população. “Apesar das dificuldades que temos enfrentado, em razão da crise nacionais sanitária, política e econômica, o governador Flávio Dino, muito sensível a essa causa, destinou esforços para recuperar da MA 006, primeiro, do trecho Grajaú/Arame, com recursos do Tesouro Estadual, ou seja, recursos do Estado e, agora, estamos finalizando a licitação para execução de obras neste trecho”.

Etapas
Por causa dos recursos, em menor escala, a recuperação da MA 006 será feita em etapas. “Podemos garantir que, além do trecho entre Grajaú/Formosa da Serra Negra, nós vamos recuperar o trecho que vai de Balsas a Tasso Fragoso. O governador também assegurou que, em seguida, vamos licitar a restauração entre Formosa até a BR, além de executar obras no trecho entre Tasso Fragoso e Alto do Parnaíba”, anunciou o secretário. 

Paralelamente aos serviços que serão realizados, a Sinfra mantém máquinas trabalhando na rodovia para que não haja nenhum corte na estrada, garantindo o tráfego, principalmente no período chuvoso.

Clayton Noleto informou que, na restauração entre Grajaú e Formosa da Serra Negra, serão feitos serviços que vão desde a reconstrução da sub-base até chegar ao pavimento, além de trabalhos de tapa-buraco e de recapeamento asfáltico. “Com esse trabalho, nós vamos ter condições de usar o recurso do contrato de manutenção e conservação para dar uma melhorada no trecho entre Formosa da Serra Negra, passando por Fortaleza dos Nogueiras até o entroncamento da BR. Os trabalhos serão feitos em etapas, já que não temos recurso do BNDES, mas não vamos deixar de fazer algo. Será um trabalho que vai ajudar bastante a melhorar o tráfego”, explicou. 

Investimentos em Saúde
O secretário, que também é presidente do Comitê de Combate à Covid-19 na Região Tocantina, reforçou que o trabalho do Governo do Maranhão, realizado desde 2015 na criação de uma rede integrada de saúde, tem se mostrado uma decisão acertada e que está salvando vidas.

Clayton Noleto explicou que, mesmo antes da pandemia, o Governo do Estado já estava investindo na construção dos hospitais macrorregionais, que agora estão sendo de suma importância no atendimento dos pacientes com Covid-19. “Temos unidades de saúde em Imperatriz, Balsas, Pinheiro, Santa Luzia do Paruá, Caxias e em outros municípios. E esta rede continua em expansão, com a construção do Hospital da Ilha, em São Luís, o novo Socorrão de Imperatriz e a ampliação de leitos em outras unidades”, informou.

“Eu quero aproveitar para pedir que a população respeite os protocolos sanitários. Temos visto um aumento exponencial de casos no nosso estado. Para se ter uma ideia, abrimos o Hospital de Campanha em Imperatriz e, hoje, já temos 70% com leitos ocupados. Precisamos cuidar de nós mesmos e uns dos outros. Usem máscara, lavem bem as mãos, usem álcool em gel e pratiquem o distanciamento social. Vamos vencer essa luta se cada um fizer a sua parte”, recomendou Noleto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »