MENU

11/03/2021 às 16h27min - Atualizada em 11/03/2021 às 19h04min

O atacado comercial e a sustentabilidade

A sustentabilidade hoje vale como uma boa alternativa para grandes empresas e os efeitos acontecem de forma nítida no meio ambiente, as maneiras para a mudança socioambiental podem ser vistas de forma simples e eficaz.

DINO
www.ekological.com.br
Foto: Divulgação/DINO


A vida sustentável para as pessoas da grande cidade tem sido ainda mais certeira, e a cobrança por empresas sustentáveis ganham mais forças. As idas e vindas do trabalho de carro já não é a primeira opção de transporte daqueles que querem ajudar com o desenvolvimento sustentável do planeta.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), embora as cidades ocupem apenas 3% da superfície terrestre, representam entre 60% e 80% do consumo de energia e são responsáveis por 75% das emissões de carbono.

Os primeiros passos para uma empresa ser mais sustentável começam quando há: conceito, bons relacionamentos e referências externas, infraestrutura, gerenciamento de resíduos, fornecedores sustentáveis, e o estímulo para que a empresa siga os conceitos mais sustentáveis e viáveis.

A vida sustentável nas grandes cidades é cultural, e isto se aprende, como cada um pode fazer sua parte individualmente? Tendo em vista um caminho longo e lento, as cidades que ainda precisam encontrar modelos para se tornar mais sustentável tem ido em busca de acrescentar o verde na cidade muitas vezes, cinza.

Os quintais antes arborizados, hoje são pequenas varandas apenas para abrigar e proteger plantas quase sintéticas e de pequenos portes. Hábitos por assim dizer, mais compactos, pensados em pequenos portes de família, consumo e feitos ecológicos.

As empresas que pensam em sustentabilidade, enfrentam desafios um tanto diferentes, hoje no Brasil os exemplos de empresas sustentáveis são vistas: Natura, Cemig, Engie.

Natura é a empresa líder e participa de diversas formas diretamente com a sustentabilidade com alguns programas, Amazônia Viva, Menos Lixo, Mais Beleza, entre outros.

Cemig, a Companhia Energética de Minas, aderiu como critérios de sustentabilidade: o controle de emissão de gases efeito estufa (GEE), consumo consciente de energia e gestão eficiente de resíduos.
Engie: É considerada sustentável e é negociada na bolsa de valores, desde 2006 publica periodicamente relatórios de responsabilidade socioambiental.

A vantagem de fazer no presente, pensando no futuro

As vantagens de investir em empresas sustentáveis é que há uma maior probabilidade de se destacar caso o mundo valorize mais esse tipo de conduta. As diversas maneiras de reduzir danos ambientais são tidas hoje como alternativas primordiais, entre os mais variados segmentos das indústrias, as empresas de beleza e cosméticos se destacam por pensarem em produtos mais "verdes" e a procura por esses produtos tem sido relevante.

Por exemplo a Bio Extratus, uma empresa 100% brasileira tornou-se autossustentável em geração de energia em 2016 e no mesmo ano, ganhadora do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade , cujo tema era " "Mudanças Climáticas - qual a sua contribuição?".

O prêmio foi garantido exatamente pela instalação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica em toda a sua planta industrial.

Tendo em pesquisa, segundo a empresa, com o projeto, batizado de Sol Nascente, ela deixou de usar uma quantidade de energia proveniente de hidrelétricas equivalente ao consumo de 11,45% das casas do município de Alvinópolis, região onde a empresa está localizada.

Na modalidade Moda, esse quesito "empresa sustentável" tem sido mais cobrada por parte do público depois da crescente contribuição das ideologias como veganismo e vegetarianismo. Que reforçam os ensinamentos e as melhores ideias para a redução da escravidão animal.

Saitex, é o nome de uma fábrica têxtil especializada em jeans localizada no Vietnã. E o que ela representa? A operação recicla 98% de toda a água utilizada na produção e no tingimento do tecido, produtos que tornariam a água totalmente contaminada.

Segundo seu fundador, desde os processos produtivos a manutenção de suas lojas, tudo engloba ecologia, pois a utilização de boas práticas ambientais ultrapassa a operação.

Desde o escritório aos meios de transporte dos componentes de cada empresa a ecologia é pensada, como é o caso da Ekological, atualmente uma empresa em ascensão no setor sustentável nacional, surgiu de forma inusitada. Pedro, seu fundador, sempre teve grande paixão pela natureza, fascínio em fugir para mato, acampar, fazer trilhas, permanentemente em busca do conforto e equilíbrio que o ambiente natural lhe trazia. Contudo, foi em um dia comum de cidade grande, fazendo compras no mercado que passou a refletir sobre a quantidade de lixo gerado diariamente por ele, e por aqueles ao seu redor, e como isso vinha impactando aquilo que mais valorizava.

A qualificação de seus contribuintes acontece desde palestras e consultorias sobre o entendimento e o ensinamento da sustentabilidade até a separação de lixo na cozinha do ambiente de trabalho.

Essencial por ser uma empresa que visa o bom relacionamento com seu público e assim relacionar bem o seu público com a principal ideia que é o bem do meio ambiente. Website: http://www.ekological.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »