MENU

11/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 11/03/2021 às 00h00min

Deputado Constituinte, Lindolfo Campelo falece vítima de Covid-19

Atuante na elaboração da Constituição do Tocantins teve dois mandatos, 1989-1991 e 1991- 1995

Da Assessoria
Lindolfo Campelo da Luz tinha 77 anos - Arquivo pessoal
O deputado estadual constituinte do Tocantins, Lindolfo Campelo da Luz, 77 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (10), vítima da Covid-19, em um hospital particular de Palmas. Natural de Filadélfia, Lindolfo Campelo era também advogado e ajudou na elaboração da Constituição Estadual do Tocantins na 1ª Legislatura [1989 — 1991], logo após a criação do Estado, tendo sido reeleito para a 2ª Legislatura [1991 — 1995].

Em 1991, Lindolfo chegou a ser indicado pelo então governador Siqueira Campos para ocupar o cargo de conselheiro no Tri­bu­nal de Con­tas dos Mu­ni­cí­pios (TCM) e renunciou ao mandato de deputado na época. Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade da criação do TCM e Lindolfo ficou sem o mandato parlamentar e também sem o cargo de conselheiro.

Um detalhe curioso: o motorista de Lindolfo Campelo quando deputado na Assembleia em Miracema era Carlos Gaguim, ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-governador e hoje deputado federal.
Lindolfo deixa esposa dona Nailda Almeida da Luz, dois filhos Dênia Maria Almeida da Luz, Lindolfo Campelo da Luz Júnior e quatro netos: João Gabriel, Ana Clara, Artur, Victor.

NOTAS DE PESAR
Em nota de pesar, o deputado Olyntho Neto disse que Lindolfo foi um dos bravos homens que lutou muito durante a criação do Estado do Tocantins na formação da nossa constituinte estadual.
Já o deputado Jorge Frederico disse que Campelo teve seu nome gravado na história do Tocantins e foi uma das figuras representativas na construção do estado.

"Lindolfo foi deputado da constituinte, atuante, um político sério e dedicado, teve um papel muito importante na criação do Estado. Atuou junto com a União do Tocantins, trabalhou com boa vontade e prazer para o desenvolvimento do Tocantins", destacou Eduardo Siqueira Campos.
"Advogado, Lindolfo Campelo muito contribuiu, durante a criação do Tocantins, na elaboração da Constituição do Estado como Deputado Constituinte", destacou também o governador Mauro Carlesse.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »