MENU

10/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 10/03/2021 às 00h00min

Prefeitura de Imperatriz amplia restrições contra pandemia

Medidas restritivas visam combater o aumento no número de infecções pelo Novo Coronavírus

Ascom/PMI
Estabelecimentos terão que obedecer lotação máxima de até 40% de suas capacidades, exceto farmácias e supermercados. Esses mesmos 40% se determinam para o limite da ocupação dos templos religiosos - Foto: Divulgação
O novo decreto do Município com mecanismos que restringem a circulação das pessoas, visando combater a disseminação da Covid-19, sairá nesta quarta-feira 10, e terá validade até 5 de abril.  Basicamente serão mantidas as limitações que vinham sendo impostas, com a diferença de que o comércio de uma forma geral, assim como bares, restaurantes, academias, parques aquáticos e shopping centers terão que obedecer lotação máxima de até 40% de suas capacidades, exceto farmácias e supermercados. Esses mesmos 40% se determinam para o limite da ocupação dos templos religiosos.

O secretário de Governo, Eduardo Soares, disse que a colaboração das pessoas, observada pela fiscalização diuturna que vem sendo executada por agentes da Prefeitura, com apoio da Polícia Militar, já faz com que o movimento seja consideravelmente menor nos últimos dez dias.

Ele observa que os bares e restaurantes já encerram suas atividades bem mais cedo, antes mesmo das 23h, por falta de fregueses. “São raras as constatações de estabelecimentos que ainda contrariam as normas vigentes, no centro ou nos bairros”, informou.

O comércio diurno, inclusive no Calçadão, registra diminuição de mais de 50% do movimento, em razão das medidas restritivas e do medo generalizado. “As pessoas, mesmo as que antes estavam mais desatentas, passam a perceber que o perigo é real. Já se vê a volta do desemprego em larga escala, casos de bares e restaurantes que já demitiram metade dos seus colaboradores. Isso nos preocupa muito, mas alguns ajustes ainda são necessários, e é o que faremos no novo decreto”, disse o secretário.

Eduardo Soares lembra que as pessoas devem se valer mais dos estabelecimentos que oferecem os formatos  delivery e drive thru. Ele lembra que o índice de contaminação já se desacelera, mas que os leitos hospitalares estão muito próximos da saturação, principalmente em razão da pressão dos outros municípios da região, que encaminham todos os seus pacientes graves para Imperatriz.

Todas as demais restrições do decreto anterior permanecem, dentre elas, as pertinentes às festas, shows e eventos com pista de dança. Nas farmácias e supermercados, serão intensificadas fiscalizações quanto aos cuidados preventivos, em relação à aferição da temperatura corporal e disponibilização do álcool em gel, além do distanciamento nas filas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »