MENU

10/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 10/03/2021 às 00h00min

Operação prende 371 pessoas por crimes contra a mulher no Maranhão

Ação policial foi iniciada em 1º de janeiro deste ano e mira o combate a crimes de violência contra a mulher. Investigações são coordenados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

ASCOM/SSP-MA
Policiais que participaram da ação no Maranhão - Foto: Divulgação/Assessoria/SSP-MA
Cerca de 371 pessoas foram presas no Maranhão por suspeita violência contra a mulher, durante a ‘Operação Resguardo’, da Polícia Civil, que teve início no dia 1º de janeiro de 2021 em todo o Brasil. Essa é a maior de combate a crimes de violência contra a mulher no Brasil.

Durante a operação, 47 armas foram apreendidas. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), 1.571 inquéritos foram instaurados em todo o estado para investigar casos de violência contra a mulher. Ao todo, 1.543 medidas protetivas foram expedidas e 2.850 vítimas foram atendidas.

A Operação Resguardo acontece nos 26 Estados e no Distrito Federal. No Maranhão, 371 pessoas foram presas por cumprimento de mandados de prisão, prisões em flagrante, cumprimento de Medidas Protetivas em favor de mulheres vítimas de violência, em todo o Estado.

A operação ofensiva é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas e ocorre nos 26 estados e no Distrito Federal. Participaram, ainda, as Delegacias Especiais da Mulher e os demais distritos dos 217 municípios do Estado do Maranhão.

Para a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das delegacias da mulher no Estado e responsável pela compilação dos dados da Operação no estado, “ações como essa são fundamentais para aproximar as mulheres vítimas dos órgãos de combate à violência. É fundamental que haja esse vínculo de confiabilidade e que haja a denúncia, pois sabemos que a maioria das mulheres vítimas de Feminicídio, por exemplo, morrem sem ter pedido feito um único registro de agressão. Assim, as forças de segurança tem buscado inovar nas alternativas para que essa vítima consiga ajuda, antes que o pior lhe aconteça. Nesse sentido, foi disponibilizado o aplicativo Salve Maria Maranhão, para a região metropolitana de São Luís e para a cidade de Imperatriz, já disponível para ser baixado gratuitamente na Play Store. No app, quando a vítima pede socorro, a localização dela é encaminhada à polícia, o que facilita esse atendimento. Assim como o Boletim de Ocorrência e pedido de Medida Protetiva, que podem ser feitos através da Delegacia Online pelo endereço https://delegaciaonline. ssp.ma. gov.br/”, sem que essa vítima precise sair de casa para pedir ajuda”, enfatiza a delegada. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »