MENU

09/03/2021 às 09h54min - Atualizada em 09/03/2021 às 09h54min

Socorrão fará processo eleitoral para composição da CIPA

Período de inscrição segue de 8 a 26 de março

Kalyne Cunha
Ascom/PMI
Comissão irá elaborar um plano de trabalho que possibilita a prevenção e a ação preventiva em diferentes campos. - Foto: Assessoria

A Secretaria de Saúde, Semus, por meio da direção do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, abre processo eleitoral para composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA, do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, e Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, HMII, para o biênio de 2021 a 2022.

A secretária de Saúde do município, Mariana Jales, pontua que “a CIPA é o braço direito da Segurança do Trabalho dentro do hospital, que funciona como uma ferramenta interna de cuidado à saúde do trabalhador tornando o ambiente de trabalho mais seguro e confortável”.

O diretor do HMI, Vitor Pachelle, explica que, “a CIPA traz vantagens para a instituição como a redução de custos, cumprimento das normas e regulamentos, melhoria no ambiente de trabalho de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”. 

Os aptos a participarem do processo eleitoral devem obrigatoriamente serem empregados públicos do HMI e HMII. As inscrições serão via eletrônica, por meio de link https://bit.ly/3kI2BO8 ou QR Code a ser enviado aos grupos de cada coordenação.

Para o diretor do Hospital Municipal Infantil, Alberto Clezio Sousa Oliveira, a CIPA é uma ferramenta muito importante de qualquer estabelecimento e unidade hospitalar. “Nos dará melhores condições para realizarmos o nosso trabalho, nos apoiando e fiscalizando inclusive no uso de EPIs, de risco de contaminação, dentre outros. Juntamente com a equipe, a coordenação, o administrativo e direção do hospital trabalharemos juntos para prevenir doenças decorrentes do trabalho. A comissão irá elaborar um plano de trabalho que possibilita a prevenção e a ação preventiva em diferentes campos, como riscos no processo de trabalho, implementar qualidade nas medidas de prevenção, fiscalizar periodicamente as condições de salubridade do local de trabalho, divulgar informações juntamente com as equipes de cada departamento e área de atuação”, conclui.

Membro  da comissão eleitoral, Carmelucia Almeida Nascimento, ressalta a importância da participação do maior número de setores da instituição nas eleições e solicita “para que todas as classes do hospital se candidatem, para que tenhamos um quadro de servidores por classe. São 8 efetivos e 7 suplentes eleitos pelos servidores e 8 efetivos e 7 suplentes   indicado pela direção”. Vale ressaltar que o presidente da CIPA é indicado pela direção da instituição que atualmente é representado pela servidora, Hustânia da Conceição de Sousa Brito.

Sobre as inscrições

Período de inscrição 8 a 26 de março, sendo o último dia de inscrição até as 18h. Após esse período o edital de convocação da eleição dos candidatos será removido dos meios de comunicação interno. A listagem dos candidatos inscritos será divulgada a partir das 14h, do dia 31 de março. O voto é secreto e para validação das eleições é preciso de mais de 50% de votantes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »