MENU

09/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 08/03/2021 às 18h32min

“Sou uma mulher aguerrida”, diz Mariana Carvalho

As conquistas acontecem em diversas áreas, principalmente no empreendedorismo

Raimundo Primeiro
Mariana Carvalho: “As mulheres avançaram em várias áreas” - Divulgação
“Uma data relevante, sobretudo em relação aos direitos, com as mulheres, avançando. Hoje, estamos presentes em várias áreas, exercendo competentemente diversas funções”.
A afirmação foi feita pela administradora de empresas Mariana Carvalho, ex-candidata a prefeita de Imperatriz nas eleições de 2020 pelo Partido Social Cristão (PSC), obtendo 10.009 votos, por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março.

A seguir, confira a íntegra da entrevista com Mariana Carvalho.

Quem é Mariana Carvalho?
MARIANA CARVALHO
– Uma mulher aguerrida e corajosa, que acredita na missão de buscar dias melhores para a nossa população. Quero ser o ‘instrumento’ que viabilize os benefícios de que tanto os imperarrizenses precisam.
 
Profissão? 
MARIANA CARVALHO
– Administradora de empresa.

Idade?
MARIANA CARVALHO
– 26 anos.

Nomes dos pais/profissão deles (em que setores eles atuam?)
MARIANA CARVALHO
– Adauto Carvalho (empresário do setor industrial) e Deusirene da Costa Silva (empresária do comércio varejista, ou seja, materiais para construção)

Como e quando despertou sua vocação para a política?
MARIANA CARVALHO
– Há alguns, quando estava na faculdade, participei ativamente de uma campanha eleitoral, defendendo que pessoas novas precisavam entrar na política. Conheci a realidade difícil vivida pelo nosso povo. Veio, então, a vontade de ser uma representante das pessoas menos favorecidas. Aflorou, aí, portanto, minha vocação para o setor.

 A política, no Brasil, ainda é uma área dominada por homens? Fale um pouco sobre o assunto.
MARIANA CARVALHO –
Sim. A quantidade de homens, além do machismo estrutural, prevalece. Na condição de mulher, sinto-me no dever de influenciar e defender a participação das mulheres na política, a fim de que as pautas relacionadas as mulheres sejam defendidas com mais força. Só assim, haverá equilíbrio entre os gêneros.

 O que foi disputar o cargo de prefeita de Imperatriz, a segunda maior cidade maranhense?
MARIANA CARVALHO –
Um dos maiores desafios que já enfrentei. Ser candidata da segunda maior cidade do Maranhão, onde nasci, que conheço, de perto, a sua realidade, foi, sem dúvida, acreditar na oportunidade de poder trabalhar por uma Imperatriz melhor. Fui a única candidata mulher. Me orgulho por ter enfrentado, de cabeça erguida, os grandes grupos políticos e por ter levado para os diversos cantos da cidade nossa mensagem de renovação.

 O que você considera atributos femininos?
MARIANA CARVALHO –
A mulher, na essência, já possui atributos natos. Somos fortes, destemidas, corajosas. Apesar das adversidades da vida, temos uma sensibilidade que faz toda a diferença. A mulher, com certeza, é um ser iluminado.

Como você definiria o empoderamento das mulheres?
MARIANA CARVALHO
– A mulher não precisa do poder dos outros. Ela se complementa e possui uma força que vem de dentro. Desejo que todas encontrem suas forças e suas missões na vida, tendo em vista possuírem o dom de executá-las, com maestria. 

Quem é a maior influência em sua vida?
MARIANA CARVALHO
– Minha mãe. Ela, que sempre foi batalhadora, enfrentou diversas situações na vida. E, com muito orgulho, tem o trabalho, a responsabilidade, o respeito e transparência, como seus maiores princípios. Ela me inspira a ser uma mulher forte e corajosa.

O PROGRESSO – Sobre o avanço das mulheres, o que tem a dizer?
MARIANA CARVALHO
– Ainda precisamos avançar muito. Hoje, o alto índice de feminicídio e a violência contra a mulher, mostram-nos uma realidade cruel e assustadora. Precisamos trabalhar em políticas públicas que, de fato, cheguem as mulheres, fazendo com que elas tenham esperanças de que é possível viver dignamente. Por outro lado, hoje, já vemos o crescimento da participação feminina em vários segmentos da sociedade, mostrando que, além de cuidarem de suas famílias, elas estão em cargos até recentemente ocupados por homens.
 
Como mulher, qual foi o grande desafio para a sua vida pessoal?
MARIANA CARVALHO –
Entrar na política, encarando a difícil realidade enfrentada por diversas pessoas.

Qual seu maior sonho, hoje em dia?
MARIANA CARVALHO
– Ver a nossa população toda imunizada contra o novo coronavírus (covid-19).

Importância sobre o Dia Internacional da Mulher?
MARIANA CARVALHO –
Serve para reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente no que diz respeito a igualdade e ao respeito. 

Como estão, na sua opinião, as mulheres de Imperatriz? Conquistas?
MARIA CARVALHO –
Temos, na grande maioria, mulheres empreendedoras. Entretanto, estamos ocupando diferentes espaços. Na política, de forma tímida. Exemplo: em 2016, conseguimos eleger quatro vereadoras. Já em 2020, apenas duas mulheres conquistaram espaços na Câmara Municipal. Observo que a mulher ainda não tem ideia da força que possui e de que a sua presença na política é de fundamental importância

O PROGRESSO – Que mensagem deixa para as mulheres da região?
MARIANA CARVALHO
– Que elas despertem para os valores que possuem. É preciso haver a reafirmação, entre nós, sobre a força que possuímos e que é capaz de vencer quaisquer obstáculos. A mulher tem potencial para realizar o que sonha. Ser mulher: é ser forte, enxergando além do normal. Ter, no coração, lugar para todos os sonhos do mundo. Feliz Dia Internacional da Mulher!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »