MENU

04/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 04/03/2021 às 00h00min

​Governo do Maranhão realiza I Seminário Técnico sobre o ZEE Cerrado e Costeiro

Evento acontece nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

Assessoria
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), realiza o I Seminário Técnico de Integração Temática do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA) dos Biomas Cerrado e Costeiro, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), de forma virtual. A solenidade de abertura contará com a participação do governador Flávio Dino e do secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva.

O objetivo do encontro é apresentar os avanços nas áreas de climatologia, pedologia, biodiversidade dos solos, arranjos jurídico-institucionais, geodiversidade, recursos hídricos superficiais, biodiversidade da fauna e da vegetação, socioeconomia, cartografia temática e o uso, cobertura e cenarização, além de contextualizar as etapas do trabalho que vem sendo desenvolvido.

O secretário de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, explicou que o ZEE representa o maior acervo que o Maranhão já construiu sobre informações ambientais, geográficas, geológicas, econômicas, sociais e políticas, fundamentais para o desenvolvimento do estado.

“O ZEE tem aplicação direta na formulação, avaliação, acompanhamento e controle das políticas públicas do governo, além das iniciativas da classe empresarial e dos trabalhadores. O Seminário Técnico também será aberto ao público e é mais uma atividade que reflete o cuidado e o respeito que o Governo do Maranhão tem com a sociedade, ao construir um instrumento de planejamento que permite a participação de todos”, destacou Luis Fernando.

O presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, Dionatan Carvalho, explicou que o evento tem o objetivo de apresentar o andamento dos trabalhos do ZEE Biomas Cerrado e Costeiro, desenvolvidos ao longo do 2º semestre de 2020.

“Haverá participação das instituições envolvidas na fase de planejamento, além dos pesquisadores de todos os eixos temáticos das fases de diagnóstico e prognóstico, portanto, o seminário promoverá maior interação entre os diferentes eixos temáticos, o que permitirá o desenvolvimento do trabalho de forma transversal. O seminário é, ainda, uma forma de antecipar a disponibilização das informações que estão sendo produzidas pelo ZEE à sociedade, o que permitirá maior participação popular na elaboração deste importante instrumento de planejamento territorial”, destacou o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

A solenidade de abertura do I Seminário Técnico de Integração Temática do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA) dos Biomas Cerrado e Costeiro será transmitida em todas as redes sociais do Governo do Estado e também no canal Imesc Maranhão no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCFfAuEQ6MkMKxAHZFqs6z8A).

Biomas Cerrado e Costeiro
Os Biomas Cerrado e Costeiro ocupam 60% do território maranhense, envolvem 109 municípios e 40% da população estadual. O trabalho contempla as etapas de diagnósticos do Meio Físico, do Meio Biótico, do Meio Socioeconômico, Jurídico-Institucional, além do Prognóstico, Cenarização, Banco de Dados Cartográficos e Zoneamento Territorial. A previsão é que a minuta do Projeto de Lei do ZEE dos Biomas Cerrado e Costeiro seja entregue em novembro de 2021.

O ZEE é uma importante ferramenta de planejamento a ser utilizada tanto pelo Governo do Estado, quanto por agricultores, pecuaristas, empresários, pesquisadores e qualquer pessoa que queira saber mais sobre o território maranhense. Ele é composto de uma série de pesquisas e estudos sobre socioeconomia de uma determinada região.

Com essas informações, tanto agentes públicos quanto privados podem tomar as melhores decisões com relação a planos, programas e projetos, que utilizem recursos naturais, considerando o uso sustentável e sustentado desses recursos para um maior desenvolvimento social e econômico.

A construção do ZEE-MA é coordenada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), além de Secretarias e Órgãos do Estado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »