MENU

25/02/2021 às 15h42min - Atualizada em 25/02/2021 às 15h42min

Prefeitura realiza desinfecção periódica nas escolas e creches da Rede Municipal

O trabalho faz parte das ações preventivas do protocolo de segurança contra a covid-19 durante retorno gradativo das aulas presenciais

Adriana Santana
Ascom/PMA
Foto: Marcos Sandes

               
Com o retorno gradativo das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Araguaína, a Secretaria da Educação está adotando mais uma estratégia de prevenção contra a covid-19 nas 79 unidades de ensino. Periodicamente, as escolas e creches do Munícipio estão passando pelo trabalho de sanitização.

 “Nosso objetivo com esse serviço é garantir a maior higiene possível em nossas unidades de ensino para garantir mais segurança aos nossos alunos. Temos reforçado que a equipe dê atenção a limpeza de cada cantinho das escolas e creches para evitar a propagação de vírus e bactérias em geral”, destacou a secretária municipal da Educação, Elizângela Silva.

Desinfecção

De acordo com a Secretaria da Educação, as desinfecções serão realizadas periodicamente em todas as escolas e creches das zonas urbana e rural. Por dia, serão atendidas uma média de 10 unidades na cidade e em média duas escolas no campo.

O produto químico utilizado nas ações é o quaternário de amônio em concentração de 0,5% e o hipoclorito de sódio, produtos regulamentados pela Anvisa e indicados pelo Ministério da Saúde para o controle do coronavírus.

Durante a higienização, são utilizados todo o equipamento de segurança necessário como botas, luvas, máscara e óculos. O produto é aplicado em todas as superfícies do local a ser desinfetado, paredes, maçanetas, portas, cadeiras, quadros e outros espaços das escolas e creches.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o trabalho de desinfecção é muito eficaz no combate a agentes patogênicos como bactérias, ácaros e fungos. Artigos de limpeza comuns, como vassouras e detergentes, não são eficazes para eliminar ameaças invisíveis, então é preciso recorrer a equipamentos e produtos especiais.

Outras medidas preventivas

 As medidas de segurança para estudantes e profissionais da educação seguem as exigências da Portaria nº 185/2020, que estabelece o protocolo com as normas sanitárias e de distanciamento social. Entre as regras de prevenção estão o respeito ao distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras e uso obrigatório de máscaras.

Além disso, tapetes de higienização na porta das salas e marcação de distanciamento no pátio também são medidas adotadas.

Retorno gradativo

Em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, as turmas continuam sendo divididas em dois grupos, garantindo o cumprimento das medidas de distanciamento, no qual cada grupo participa das aulas presenciais em semanas intercaladas, complementadas com atividades não-presenciais na semana seguinte, utilizando uma apostila. O protocolo de segurança também está sendo seguido para as escolas da zona rural de Araguaína.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »