MENU

25/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 25/02/2021 às 00h00min

Ministério Público aciona prefeitos por lentidão na aplicação de vacinas contra a covid-19

Gestores de Gurupi, Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Dueré e Crixás do Tocantins têm 48 horas para dar explicações

6ª Promotoria de Justiça de Gurupi
Cobrança é para que gestores observem rigorosamente as diretrizes e a ordem de prioridade do público-alvo - Agência Brasil/Tânia Rego
A 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi expediu nesta terça-feira (22) recomendações aos prefeitos dos municípios de Gurupi, Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Dueré e Crixás do Tocantins, a fim de que adotem providências para agilizar o processo de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o grupo prioritário de cada etapa. A maioria das cidades não utilizou sequer 50% das vacinas recebidas até o momento. 

Gurupi, por exemplo, aplicou somente 43,23% das vacinas, Aliança do Tocantins 41,58% e Cariri do Tocantins, apenas 36,84%. Os melhores índices de vacinação foram verificados nos Municípios de Crixás do Tocantins e Dueré, com 85,89% e 80,43%, respectivamente. 

Na recomendação, o promotor Marcelo Lima Nunes orienta ainda que os gestores observem rigorosamente as diretrizes e a ordem de prioridade do público-alvo, para cada etapa definida nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Vacinação, e requereu a divulgação, em aba própria no site das prefeituras, do registro diário de informações relacionadas à vacinação (vacinômetro), como número de doses recebidas, doses aplicadas, cronograma de vacinação, locais e horários de imunização, dentre outras. 

Também devem ser adotadas medidas protetivas para evitar a aglomeração de pessoas nos locais de vacinação. 

Os municípios acionados têm prazo de 48 horas para apresentar resposta por escrito acerca do atendimento dos termos da recomendação. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »