MENU

19/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 19/02/2021 às 00h00min

Termina na próxima segunda-feira, 22, inscrições de candidatos a presidente de bairro em Araguaína

Eleições vão escolher os novos líderes das mais de 100 associações dos setores no dia 7 de março

Adriana Santana
PMA-Ascom
Os interessados em registrar chapa para concorrer às eleições devem procurar o CCABA, localizado à Rua Rio Branco, nº 90, no Setor Urbano, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas - PMA-Ascom/Marcos Sandes
Segue até a próxima segunda-feira, 22, o período de inscrição para os candidatos que desejem concorrer nas eleições para presidente de bairro em Araguaína. A escolha dos representantes dos setores é organizada pelo CCABA (Conselho Consultivo das Associações de Bairro de Araguaína) e terá os trâmites como de uma eleição. 

De acordo com o CCABA, são mais de 100 associações de bairro cadastradas no conselho, mas o número de bairros em Araguaína ultrapassa 162.

“As associações têm um papel importante dentro dos bairros, afinal, são elas que recebem as demandas dos moradores para o bem coletivo e buscam soluções e melhorias, sendo dessa forma um canal estreito entre poder público e aquele determinado setor”, explicou a presidente do CCABA, Josirene da Silva Lima. 

As inscrições foram iniciadas em janeiro deste ano, após publicação do edital de convocação no Diário Oficial do Município do dia 11 de janeiro. Até o momento, segundo o CCABA, são mais de 20 chapas registradas para as eleições. 

Registro das chapas 
Os interessados em registrar chapa para concorrer às eleições devem procurar o CCABA, localizado à Rua Rio Branco, nº 90, no Setor Urbano, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, para preenchimento do documento de registro de candidatura e outras informações sobre o processo de eleição.  

Além do presidente e vice, a chapa precisa ser composta por dois secretários, dois tesoureiros, suplente de diretoria, conselho fiscal e suplentes do conselho fiscal. A chapa eleita assumirá os trabalhos da associação por quatro anos. 

Cargo de presidente 
De acordo com os estatutos do Conselho das Associações de Bairro, qualquer pessoa com idade acima de 18 anos pode concorrer aos cargos de presidente e outros da associação de moradores. O candidato precisa ter espírito de liderança e como principal meta organizar seu bairro, ouvindo e buscando soluções para as necessidades da comunidade. 

Eleições 
As eleições são organizadas pelo CCABA, por meio de comissões. Após o período de registro dos candidatos, o conselho dará início à organização do processo eleitoral, enquanto os candidatos realizarão as campanhas eleitorais nos seus bairros.  

Os locais de votação serão divulgados de forma antecipada e serão realizadas em escolas, colégios, igrejas, centros comunitários ou outros lugares credenciados pelo CCABA. Caso algum cidadão queria tirar suas dúvidas sobre o processo eletivo, basta procurar diretamente o conselho das associações, em horário comercial.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »