MENU

13/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/02/2021 às 00h00min

Editora de Imperatriz publica “Poemas de Carne e Osso”

Estampa Editora
O livro e a autora, Ana Rosária - Divulgação
Acaba de sair da Estampa Editora, de Imperatriz, o livro “Poemas de Carne e Osso”, da escritora e professora universitária Ana Rosária Soares da Silva. 

A OBRA – O livro “Poemas de Carne e Osso” tem 156 páginas, formato 14cm X 21cm, e contém textos em verso e alguns em prosa (crônicas). A revisão e supervisão editorial é do escritor, jornalista e consultor Edmilson Sanches, com “design” do especialista Wesley Almeida, do corpo técnico da Estampa Editora, dirigida por Giselda Castro. 

O advogado, escritor e pesquisador Arthur Almada Lima Filho, desembargador (aposentado) do Tribunal de Justiça do Maranhão, ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, é o prefaciador da obra. No texto, Arthur Almada menciona o livro inaugural de Ana Rosária, “Balaio de Desejos”, que, lembra, recebeu da crítica “merecidos encômios e real admiração”. Para Arthur Almada, “Ana Rosária possui uma sensibilidade fecunda e forte. Não lhe foge à percepção o que existe de belo e emotivo, emergindo do fundo de sai alma e do tesouro de sua vivência, uma torrente de belos poemas  [...]”.

Em descrição magistral, Arthur Almada Lima Filho lista os temas correntes (e recorrentes) em “Poemas de Carne e Osso”: “A família  --  pais, irmãs e filho; os amigos; os amores; os lugares de seu viver; as lembranças da infância e da adolescência; os cálidos beijos colhidos ou desejados; os desejos consumados ou contidos; uma soberba volúpia tão própria da ardência de seu temperamento, tudo se transforma em espasmódico encantamento”. Para ele, “o leitor chega quase à última página do livro convicto e vaidoso de ter merecido a confiança da autora, conhecedor, enfim, do emaranhado de suas emoções”.

Convidado para fazer o posfácio, Edmilson Sanches escreveu: “A autora destes ‘Poemas de Carne e Osso’ apresenta aqui seus versos e apresenta-se por meio deles com uma natureza, uma naturalidade, uma espontaneidade que, para quem dela conhece ao menos o mínimo, não deveria surpreender, mas encantar(-se). Porque Ana Rosária não recorreu à professora-mestre, acostumada a falar de formas, fôrmas e fórmulas da Arte, da Escrita, da Poesia para audientes e auditórios em salas e salões de faculdades e escolas”. Em seguida, diz Sanches: “A Ana Rosária que se vê, que se lê aqui é a mulher ‘au naturel’: que foi/é filha e declara amor aos pais; que se enriqueceu de brincadeiras e presepadas na infância; que canta a cidade; que se encanta e se desencanta com o amor; que mostra autonomia, senhora de suas próprias vontades e regras. Ela adverte logo: “Não faço poemas para a realeza / [...] / Meu eu não tem dono nem autor / [...]”. E recomenda: “[...] / Não espere o sorriso alheio / Dê sua própria gargalhada / Pule do tamborete, mas antes / Retire a corda do pescoço / [...]”.”

O livro conta ainda com textos de orelhas (abas) dos escritores Inês Pereira Maciel e Quincas Vilaneto, membros da Academia Caxiense de Letras; do jornalista piauiense Douglas Ferreira, da advogada e professora universitária Francinete Soares e do poeta caxiense Fábio Kerouac, que há anos mora na Alemanha.

A AUTORA – Nascida em Caxias, Ana Rosária Soares da Silva é mestre em Letras, especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com diversas pós-graduações (Língua Portuguesa e Literatura, Gestão Pública, Direitos Humanos, Gênero e Raça; Educação Especial Inclusiva, sempre com foco na Educação. É professora pesquisadora (UEMA/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Também é professora na rede municipal de ensino de Caxias. Coordena o Projeto “Mãos que Cantam”, voltado para a aprendizagem da LIBRAS por meio da música. Idealizadora de projetos culturais em parceria com a UEMA. É membro da Academia Parnamarense de Letras, Artes e Ciências. Além de autora de “Poemas de Carne e Osso” e “Balaio de Desejos”, Ana Rosária integra diversas antologias literárias. 

Em razão da pandemia, a autora não tem previsão de lançamento do livro, mas já está atendendo pedidos pelas redes sociais e por seu “e-mail”. Contatos: [email protected] (autora) e [email protected] 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »