MENU

08/02/2021 às 10h38min - Atualizada em 08/02/2021 às 19h13min

Quais os destinos mais espetaculares para ecoturismo no Brasil em 2021?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é um tipo de viagem que permite às pessoas conhecerem lugares onde é possível ter contato com a natureza, mas mantendo o respeito e preservando o meio ambiente.
 
No momento de viajar, independentemente do destino, existem muitas coisas que precisam ser definidas, como: o que levar na viagem, verificar a cobertura do plano de saúde empresarial - pessoa física -, e montar um roteiro.
 
Quando se trata de ecoturismo, é importante ter em mente que esses locais estão incentivando a educação ambiental para que exista a contribuição na conservação dos patrimônios naturais, culturais e sociais.
 
Portanto, muitas vezes, ao visitar estes lugares, é necessário fechar os passeios com uma empresa especializada para ter a certeza de que conhecerá os locais de maneira segura tanto para você, quanto para a natureza.
 
O ecoturismo cresceu muito nos últimos anos, sendo um dos segmentos turísticos que mais cresce no mundo, já que temos diversas paisagens naturais que valem muito a pena visitar.
 
E as atividades são as mais diversas, como: trilhas ecológicas, mergulho, observação de fauna e flora e muito mais.
 
Pensando nisso, listamos alguns dos destinos mais espetaculares para ecoturismo no Brasil em 2021. Confira a seguir!
 
Sugestões de destinos de ecoturismo no Brasil
Sem mais delongas, abaixo estão algumas sugestões de destinos de ecoturismo no Brasil que você deve colocar na sua lista se gosta de ter contato com a natureza e apreciar lindas paisagens.
 
Chapada Diamantina, Bahia
A Chapada Diamantina é considerada um dos destinos de ecoturismo mais incríveis do Brasil. Com localização no estado da Bahia, o destino possui uma grande quantidade de atrações naturais.
 
Por esse motivo, é muito importante que você procure por uma agência especializada em ecoturismo antes mesmo de fazer a sua viagem, para que assim possa conhecer os principais atrativos da região e aproveitá-los o máximo possível.
 
Na chapada, você encontrará: 
  • Cachoeiras, como a Cachoeira da Fumaça, que é a segunda maior do Brasil;
  • Grandes montanhas e desfiladeiros;
  • Cavernas;
  • Grutas;
  • Pocos de aguas cristalinas;
  • Sítios arqueológicos e muito mais! 
 O acesso mais fácil até o local é feito a partir do município de Lençóis. 
 
Serra do Roncador, Mato Grosso 
Com localização no Mato Grosso, a Serra do Roncador é uma região cercada por misticismo e beleza. O destino começa no município de Barra do Garças (Mato Grosso) e termina na Serra do Cachimbo (Pará). 
 
Na Serra do Roncador você poderá vivenciar diversas experiências em uma cordilheira de formações rochosas. As atividades disponíveis no local incluem cavernas e lagos subterrâneos.
 
O destino ainda não é muito popular, sendo uma ótima opção para quem quer visitar um local com belas paisagens, mas sem aglomeração.
 
Chapada dos Veadeiros, Goiás
Outra Chapada que costuma receber muitos visitantes é a Chapada dos Veadeiros, que fica localizada em Goiás. 
 
A região é repleta de de atrativos naturais, como: 
  • Cachoeiras;
  • Piscinas cristalinas;
  • Cânions;
  • Formações rochosas e muito mais.
Além disso, a Chapada dos Veadeiros também é conhecida por ser um local místico, por abrigar cristais de quartzo e suas pinturas rupestres.
 
Vale dizer que a região também fica na mesma latitude que Machu Picchu. Logo, todas essas características fazem com o que o destino seja considerado uma fonte de curas espirituais, sendo muito visitado por espiritualistas, místicos, naturalistas, entre outros. 
 
Para chegar ao local, você pode ir à principal entrada, que fica localizada no município de Alto Paraíso.
 
Fernando de Noronha, Pernambuco
Fernando de Noronha é um dos destinos mais desejados não somente por brasileiros, mas por estrangeiros. Esse é um dos destinos mais paradisíacos do Brasil, sendo uma ótima opção para quem gosta de ecoturismo. 
 
Para visitar a ilha, é necessário pagar uma taxa de preservação, com o objetivo de proteger e conservar a riqueza natural, além de incentivar a educação ambiental com o Parque Nacional Marinho e a Área de Preservação Ambiental. Também não podemos deixar de mencionar o Projeto Tamar Fernando de Noronha
 
Conhecido como o "Caribe brasileiro", o destino é tão desejado por viajantes porque conta com:
  • Lindas praias;
  • Águas cristalinas e mornas - que são ideais para a prática de mergulho;
  • Grande riqueza de fauna marinha - com diferentes espécies de peixes, corais, golfinhos, arraias, tartarugas, entre outros.
Você pode visitar Fernando de Noronha a partir de Recife ou Natal, já que os voos que vão para ilha chegam e saem apenas dessas cidades. 
 
Lençóis Maranhenses, Maranhão
Um destino que vem se tornado mais popular nos últimos anos é Lençóis Maranhenses, no Maranhão. 
 
O destino tem um cenário já reconhecido, com suas dunas e lagoas, e as paisagens que podem ser apreciadas no local são simplesmente incríveis. 
 
Na região, você poderá visitar diversos locais e realizar diferentes atividades ao ecoturismo, como: 
  • Mangues;
  • Praias;
  • Rios;
  • Flora e fauna com três diferentes biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado e Caatinga);
  • Restingas, entre outros. 
 Apesar da lista acima, sem dúvidas o grande atrativo da região são as dunas, que chegam até 40 metros de altura, além das lagoas cristalinas, que possuem tons que variam do verde ao azul.
 
Você pode chegar nos Lençóis Maranhenses a partir de São Luís, que é a capital do Maranhão.
 
Jalapão, Tocantins
Outro destino que não era tão popular, mas que vem conquistando seus visitantes é Jalapão. 
 
Podemos dizer que esse é um verdadeiro oásis localizado no Tocantins, sendo um destino ideal para o ecoturismo. Isso porque além das belezas naturais, Jalapão tem: 
  • Cachoeiras;
  • Fenômenos fervedouros - como o Buritizinho;
  • Formações rochosas de milhares de anos e muito mais! 
Para aproveitar tudo o que Jalapão pode oferecer, é muito importante contar com uma agência de turismo. Por mais que a região fique próxima da capital do Tocantins, tem estradas precárias, portanto, procure por uma equipe especializada para visitar o destino.
 
Conclusão
A lista de destinos espetaculares para ecoturismo no Brasil é extensa, os destinos que citamos acima são apenas algumas opções que valem a pena a sua visita em 2021. 
Vale lembrar que a pandemia de coronavírus ainda não teve um fim, mas isso não significa que você não possa já fazer os seus planos para a próxima viagem. Caso for viajar agora, pesquise se os lugares que deseja visitar estão seguindo os devidos cuidados para prevenir o contágio de Covid-19 e assim aproveitar sua viagem da maneira mais tranquila possível.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...