MENU

06/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 06/02/2021 às 00h00min

Região tocantina poderá ter reitoria do IFMA

O desmembramento do IFMA tem o apoio do atual reitor. Carlos Cesar esteve ontem em Imperatriz

Assessoria / Senador Roberto Rocha
Divulgação
O reitor do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA), Carlos Cesar, declarou ontem que há um projeto embrionário da criação de uma reitoria do IFMA na região tocantina, a partir do desmembramento da sede, na capital. O projeto, segundo ele, tem seu total apoio, uma vez que com o desmembramento a estrutura atual do IFMA no Maranhão, de 29 campi e mais de 40 mil alunos, ficaria melhor de ser administrada.

Na região tocantina o IFMA já conta com campi em Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda, Grajau, Buriticupu, Porto Franco e Carolina, e mais um em São Raimundo das Mangabeiras, no sul do Estado. Além disso, já há um projeto da implantação de uma unidade do Instituto em Balsas.

Ontem pela manhã o reitor, acompanhado dos diretores do IFMA de Açailândia, José Weberth Ferreira da Solva, e Lairton José, se reuniu com assessores do senador Roberto Rocha e do deputado federal Josivaldo Melo, o JP, no gabinete do senador em Imperatriz, onde falou sobre o início da sua gestão (foi eleito reitor em agosto do ano passado, com 41,53 dos votos válidos) e dos projetos de expansão do IFMA, incluindo a criação de uma reitoria na região tocantina, e o IFMA de Balsas.

O reitor adiantou que já teve conversas prévias sobre essa pauta com o senador Roberto Rocha e que precisava avançar nas conversas, agora também com o apoio do deputado Josivaldo Melo. Ficou acertada, no encontro, a montagem de uma pauta da diretoria do IFMA do Maranhão com o senador e o deputado, em Brasília.

O senador Roberto Rocha já se manifestou anteriormente favorável ao desmembramento não só do IFMA, como também da UFMA. É dele o projeto, em tramitação no Senado, que autoriza o Governo Federal a criar a Universidade Federal da Amazônia Maranhense. 

Carlos Cesar declarou que os estudos para o que será a reitoria do Ifma da região tocantina, bem como um relatório do seu impacto físico/financeiro para o Governo, já foram feitos e entregues num encontro anterior com o senador. “Agora, precisamos avançar nos diálogos e alavancar esse audacioso projeto que terá forte impacto no Maranhão”, disse o reitor.

Além do desmembramento do IFMA, da criação da unidade de Balsas, Carlos Cesar ainda destacou o projeto de criação de unidades do IFMA em Colinas e Vitorino Freire.

Atualmente na direção geral do IFMA de Açailândia, o professor José Werberth observou que o atual reitor tem uma visão inovadora e tem buscado parcerias para o fortalecimento do Instituto. Para ele o apoio ao desmembramento da Reitoria do IFMA demonstra isso. “Nós também apoiamos esse projeto e acreditamos que o senador Roberto Rocha e o deputado JP, nos ajudem nessa conquista”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »