MENU

05/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 05/02/2021 às 00h00min

Ano letivo inicia na próxima segunda-feira, 8, na Rede Municipal de Araguaína

Em reunião com diretores, prefeito Wagner Rodrigues falou sobre o planejamento e preparação das escolas e creches para receber os alunos seguindo protocolo de prevenção da covid-19

Thatiane Cunha
PMA-Ascom
“Vim aqui para incentivar os novos gestores para que todos entendam a grande importância da função que estão ocupando diante da comunidade” - PMA-Ascom/Marcos Filho
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, reuniu-se na última semana com diretores de escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. No evento, o prefeito falou sobre o início do ano letivo na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, e o planejamento e preparação das unidades para receber os alunos seguindo os protocolos de prevenção da covid-19.

“Vim aqui para incentivar os novos gestores para que todos entendam a grande importância da função que estão ocupando diante da comunidade. Tenho andado em todas as secretarias, estou acompanhando de perto, verificando como está a qualidade do nosso serviço e vou continuar visitando todas as pastas, despachando, pessoalmente, nas secretarias para dar incentivo, dar estímulo a todos”, disse o prefeito.
 
Alinhamentos
A secretária municipal da Educação, Elizângela Moura, também falou sobre o encontro dos gestores com o prefeito Wagner. “Nos apresentamos, tivemos um bom encontro com os nossos gestores. Tratamos sobre o planejamento do nosso trabalho e outros assuntos essenciais para o início desse ano letivo e alinhamos ainda detalhes sobre a preparação das escolas para receber os nossos alunos”.

Elizângela também explicou como serão seguidas as medidas para evitar o novo coronavírus. “As atividades presenciais nas escolas públicas municipais seguem um plano elaborado para garantir a segurança dos alunos e funcionários. Além do distanciamento entre as carteiras e o uso obrigatório de máscaras, as escolas também seguem sem horário de recreio e com a desinfecção do transporte escolar antes e após cada embarque de alunos”.

Em 2021, a secretaria disponibilizou 4.500 vagas para alunos novatos. O objetivo é atender toda criança em idade escolar desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano. A Rede Municipal possui 33 creches e 33 escolas na zona urbana e outras 13 escolas na zona rural.

Vai começar
As aulas terão retorno progressivo das atividades presenciais para mais de 16,5 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, sendo mais de 600 na zona rural. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, Araguaína foi um dos poucos municípios do País a alcançar a totalidade de horas aula estabelecidas pelo MEC em 2020.

Em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, as turmas continuam sendo divididas em dois grupos, garantindo o cumprimento das medidas de distanciamento, onde cada grupo participa das aulas presenciais em semanas intercaladas, que são complementadas com atividades não presenciais na semana seguinte, utilizando uma apostila.

Seguindo as medidas
As unidades de ensino atendem às exigências contidas na Portaria nº 185/2020 que estabelece protocolo com as normas sanitárias e de distanciamento social.

Entre as regras de prevenção estão respeitar a demarcação de 1,5 metro no espaço na entrada da instituição, banheiros, carteiras e bebedouros, e uso obrigatório de máscaras. Os alunos terão a temperatura corporal aferida na entrada da unidade e os que apresentarem mais de 37,5º deverão ser encaminhados de volta à residência para que a família procure assistência médica. Também não será permitida a permanência de crianças e adultos com sintomas gripais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »