MENU

03/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 03/02/2021 às 00h00min

Aeroporto de Araguaína terá equipamento exigido pela Azul para voos com Jato Embraer

Thatiane Cunha
Ascom-PMA
Equipamento é a última exigência feita pela Azul Linhas Aéreas - Divulgação
A Secretaria Nacional de Aviação Civil, órgão do Ministério da Infraestrutura, autorizou mais uma etapa para a modernização do Aeroporto de Araguaína: a implantação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).

O equipamento é um sistema de auxílio visual à navegação aérea, que informa aos pilotos a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso e proporcionará mais segurança à operação e aos passageiros.

“Ano passado tivemos a implantação da EMSA (Estação Meteorológica de Superfície Automática) e agora fomos autorizados a implantar o PAPI, última das exigências da Azul Linhas Aéreas durante a visita da equipe técnica ao aeroporto para que operasse o voo com o Jato Embraer-195, com capacidade de até 118 passageiros, em nosso Município”, explicou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas.

Próximos passos
Segundo o secretário, o próximo passo para implantação do equipamento de segurança é a apresentação do Termo de Referência para contratação do projeto executivo. “O Município já providenciará o termo, conforme requerido no ofício da SAC. Logo depois faremos o processo licitatório para aquisição. A previsão é de que o aparelho esteja funcionando no aeroporto em seis meses”, afirmou.

Sobre o PAPI
O equipamento é constituído por quatro aparelhos de iluminação, que são instalados na cabeceira da pista de pouso e decolagem. O equipamento reforça o nível de segurança às operações. Em cada uma das quatro caixas, há um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho.

De acordo com o ângulo de aproximação do avião, as luzes podem variar, dando uma posição precisa do ângulo de aproximação da aeronave em relação à pista de pouso.
“A implantação do instrumento de pouso vai potencializar a economia, impulsionando o desenvolvimento econômico através da atração de novos investidores no comércio e indústria local e do turismo regional. Esse é mais um investimento autorizado pela SAC ao Aeroporto de Araguaína”, finalizou Dantas.

Voos
O Aeoporto de Araguaína opera atualmente com voos comerciais às terças-feiras, quintas-feiras e sábados com destino a Brasília às 15h30 e retorno às 11h10. A venda de passagem é realizada diretamente no site da Gol Linhas Aéreas (www.voegol.com.br), em um sistema de “codeshare”, com voo operado pela Passaredo Linhas Aéreas até Brasília e seguindo para todos os destinos no território nacional por meio da Gol.

A partir do dia 28 de fevereiro, os voos passarão a ser realizados às terças, quartas e quintas-feiras, sábados e domingos, não operando apenas nas segundas e sextas-feiras. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »