MENU

03/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 03/02/2021 às 00h00min

Mensagem do governador destaca as obras e ações prioritárias para 2021 no Tocantins

Mauro Carlesse cita criação do curso de medicina na Unitins de Augustinópolis

SECOM-TO
Mensagem foi lida na Assembleia pelo secretário da Casa Civil, Rolf Costa Vidal - Divulgação
A mensagem do governador do Tocantins, Mauro Carlesse enviada à Assembleia Legislativa na abertura dos trabalhos da 9ª Legislatura destaca as ações de enfrentamento à Covid-19, equilíbrio fiscal do Estado, retomada da economia e também as prioridades para o ano de 2021 com investimentos em diversos setores.

PANDEMIA
Na mensagem, o governador cita a implantação de 464 leitos Covid-19, sendo 292 leitos clínicos e 172 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); além de operacionalizados, nos 18 hospitais estaduais, 1.561 leitos clínicos e 145 leitos de UTI, com assistência hospitalar de rotina, realizando-se, no Pronto Socorro (Urgência/Emergência), 303.825 atendimentos, correspondendo a uma média de 26.420 atendimentos por mês em 2020.

Destaca também o impulsionamento de obras de infraestrutura em saúde, como a reforma da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Araguaína; construção da Unacon, em Palmas; ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP) – ala pediátrica; e da construção da 1ª etapa do Hospital Geral de Gurupi (HGG).

ECONOMIA AQUECIDA

A mensagem afirma ainda que, apesar do cenário adverso, o Estado encerrou o exercício de 2020 com a Despesa de Pessoal representado 45,27% da Receita Corrente Líquida, abaixo do Limite Prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Para o governador, o Estado “cumpriu o seu papel de indutor do crescimento econômico, com distribuição social e regional dos recursos públicos e garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana”. A referência é quanto à distribuição de cestas básicas à população em vulnerabilidade social, que chegou a cerca de 15 milhões de toneladas de alimentos; o acesso a postos de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a milhares de tocantinenses.

Soma-se também a liberação de recursos na ordem de R$ 13 milhões por meio da Agência de Fomento, oportunizando o financiamento das atividades de milhares de micro, pequenos e médios empreendimentos, mesmo com restrições; fomento à cultura por meio de editais, sendo mais de R$ 17,3 milhões pagos a 382 projetos; retomada de obras de infraestrutura, contemplando 16.756 m² de vias públicas em cidades de norte a sul do Tocantins, cujos serviços tiveram o reforço de 220 máquinas entregues aos municípios; além do início das obras de construção da nova ponte de Porto Nacional; e das obras de reconstrução do pavimento asfáltico realizada na TO-080.

O governador destacou também a realização da Feira de Tecnologia Agropecuária – Agrotins 100% Digital; e ainda, a redução da criminalidade (-35% dos crimes contra o patrimônio), criação de colégios militares em Taguatinga, Dianópolis e Cristalândia, e lançamento do edital do concurso público para ingresso na Polícia Militar do Tocantins (PM/TO).

PRIORIDADES PARA 2021
Ao falar sobre a metas prioritárias estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, o governador Carlesse destacou que são prioridades para 2021: a ampliação e reforma do HGP; a continuidade da construção do Hospital Geral de Gurupi; a construção da superestrutura do Hospital Geral de Araguaína (HGA); a construção da unidade de atendimento socioeducativo - Case de Araguaína; duplicação, drenagem e pavimentação de vias urbanas de Araguaína; implantação e pavimentação da rodovia 365 - Gurupi – Povoado Trevo da Praia - 63,5 km; Infraestrutura urbana, e pavimentação asfáltica nos 139 municípios.

Além disso, citou também a construção do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, em Palmas; reaparelhamento e reestruturação da Polícia Militar do Tocantins; construção do Batalhão Militar Rodoviário e Divisas; complementação da infraestrutura de urbanização; construção de unidades habitacionais em diversos municípios; a regularização de títulos fundiários; conclusão da reforma e ampliação de unidades escolares; conclusão das escolas estaduais; e a realização do primeiro vestibular para o curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus de Augustinópolis, com previsão para março de 2021.

O Governador encerrou sua mensagem falando de esperança de dias melhores com a possibilidade de vacinação da população contra o novo Coronavírus. “Todo esse esforço nos permite sonhar o ideal de criação do Tocantins, com dias sempre melhores”, encerrou, agradecendo o apoio dos parlamentares.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »