MENU

03/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 03/02/2021 às 00h00min

UEMASUL promove diálogo sobre cuidados durante a pandemia

Ascom UEMASUL
Desde o início da pandemia da Covid-19, medidas de prevenção e combate à doença foram adotadas nos campi da UEMASUL - Divulgação
Considerando o atual cenário da Covid-19 e a necessidade dos cuidados com a adoção das medidas sanitárias e distanciamento social em Imperatriz e região, o Comitê de Monitoramento e Avaliação – CMA/UEMASUL realizou a palestra “Dialogando com a UEMASUL: a pandemia da COVID-19 não acabou!”, na tarde desta segunda-feira (01), com a diretora do Curso de Medicina do “https://www.uemasul.edu.br/portal/centros-e-cursos/ccs/”Centro de Ciências da Saúde – CCS/UEMASUL, professora Dra. Rosângela Portilho Costa Santos. O evento foi mediado por tecnologias digitais, com transmissão pelo Google Meet.

O diálogo foi direcionado, especialmente, às servidoras e aos servidores da UEMASUL que estão atuando presencialmente nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. De acordo com o  “https://www.saude.ma.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/BOLETIM-31-01.pdf”boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MA), o Maranhão têm 207.488 casos desde o início da pandemia e em Imperatriz são 9160 casos confirmados.

Esta foi a primeira ação do CMA durante o ano de 2021, com o objetivo principal de esclarecer dúvidas e alertar a respeito da pandemia, como destaca a professora Dra. Rosângela Portilho Costa Santos. “Discutimos um pouco sobre a realidade da Região Tocantina, especialmente Imperatriz e dentro do campus da UEMASUL, no sentido de alertar a comunidade sobre o fato de que a pandemia ainda não acabou. Pelo contrário! Estamos vivendo um momento de extrema preocupação por todos que prestam serviço na área da saúde, incluindo a comunidade científica, médicos e todos os especialistas que atuam na linha de frente no combate à Covid-19”.

A Portaria nº 134/2020, que trata da criação do CMA, prevê a adoção de medidas no âmbito administrativo e pedagógico da UEMASUL em relação à pandemia da Covid-19, decretada em 11 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde a sua implantação, diversas ações foram realizadas na universidade, como por exemplo, os bate-papos virtuais  “https://www.uemasul.edu.br/portal/uemasul-realiza-lives-para-debater-temas-relacionados-ao-novo-coronavirus/”“Diálogos em tempos de pandemia”, direcionados à sociedade em geral e transmitidos pelo canal da UEMASUL no Youtube. Profissionais qualificados da universidade e convidados promoviam debate com grande interação popular, discutindo temas diversos.

Além de assessorar a Administração Superior da universidade na tomada de decisões em relação às intervenções/atuações para o enfrentamento à doença, o CMA também auxilia no monitoramento da evolução da pandemia na área de atuação da instituição, no Maranhão e no País. É composto por representantes de cada setor da instituição e organizado em eixos: administrativo; ensino, pesquisa e extensão; promoção à saúde; e comunicação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »