MENU

03/02/2021 às 00h00min - Atualizada em 03/02/2021 às 00h00min

Governo alinha com municípios ações de enfrentamento à Covid-19 diante do aumento de casos

SECAP/MA
Secretário Carlos Lula destacou a necessidade de manter as medidas preventivas - Márcio Sampaio
Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das secretarias municipais de Saúde do Maranhão alinharam ações de enfrentamento à Covid-19 diante do aumento de novos casos da doença. Dentre os principais assuntos do encontro virtual, realizado na segunda-feira (1º), estiveram o panorama atual dos casos da Covid-19 no estado, o andamento da campanha de vacinação e os recursos financeiros para o combate ao novo coronavírus.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou aos municípios o panorama atual da Covid-19 no Maranhão, as ações que estão sendo realizadas por parte do Governo do Estado e a necessidade da continuidade da adoção das medidas preventivas por parte dos munícipes. “No Maranhão, estamos acompanhando um aumento no número de casos e, consequentemente, no número de óbitos. E isso é preocupante, visto tudo o que temos acompanhado no restante do país”, afirmou Carlos Lula.

Sobre a vacinação, foi reforçada, entre os municípios, a necessidade da utilização do Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), de responsabilidade do Ministério da Saúde, que registra e atualiza os dados sobre a imunização contra a Covid-19 no estado.

Outro assunto discutido foi a divisão dos recursos federais para o combate à Covid-19. Por votação, ficou definido que a verba federal, destinada a leitos de UTI Covid-19 e custeio de ações e serviços de saúde para o enfrentamento da pandemia, será dividida em 60% para o Estado e 40% para os municípios.

“A intenção dos municípios é participar de maneira mais intensa no combate à Covid-19. Nós estamos tentando incluir no nosso plano de contingência, inclusive, algo que possa ser realmente representativo para o estado. Para isso, precisamos ter condições e os investimentos são bem-vindos”, destacou o presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA), Vinícius Araújo. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »