MENU

30/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 30/01/2021 às 00h00min

Governo reforça assistência a casos graves da Covid-19 com novos leitos de UTI na Grande Ilha

Secap/Ma
Divulgação
Para ampliar a assistência, especialmente aos pacientes graves da Covid-19 no Maranhão, o Governo do Estado está ampliando a quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta quinta-feira (28), novos leitos foram entregues no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), que agora conta com 53 leitos de UTI e é uma das unidades de referência para cuidados de pacientes com sintomas graves do novo coronavírus.

“A gestão segue atenta ao cenário. O Governo do Estado acompanha diariamente a evolução dos novos casos da Covid-19 no estado, e tem atuado estrategicamente para garantir a assistência à população. Quando observamos a redução no número de novos casos da doença, pudemos retomar as cirurgias eletivas que precisaram ser suspensas. Agora, observando o aumento de casos, estamos adotando medidas para que seja assegurada a assistência aos pacientes, sobretudo aos casos mais graves”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O HCI foi inaugurado pelo Governo do Maranhão em abril de 2020 e desde então tem cumprido um papel indispensável no combate à pandemia. Mais de 9,6 mil pacientes já foram atendidos pela unidade de saúde, exclusiva para assistência a casos da doença.

“A cada alta, comprovamos o quanto o HCI é importante na assistência aos pacientes com a Covid-19. O investimento em novos leitos de UTI reforça a nossa esperança em novas recuperações, ou seja, amplia a nossa capacidade de salvar vidas”, destaca o diretor administrativo do HCI, Luís Henrique Malfitano.

Com a ampliação, a Grande Ilha passa a contar com 132 leitos de UTI, distribuídos em seis unidades de saúde. Além do HCI, a rede estadual conta com o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital Dr. Genésio Rêgo e Hospital Dr. Raimundo Lima.

Mais leitos 
Além dos investimentos na Grande Ilha, neste novo cenário de aumento de casos da Covid-19, o Governo do Estado está ampliando o número de leitos de UTI e  municípios do interior do estado.

Nesta semana, uma nova ala de leitos de UTI foi entregue no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. Também no início deste ano, a gestão estadual entregou 12 novos leitos de UTI no Hospital Regional de Barreirinhas. Todos os demais hospitais regionais seguem preparados para cuidar de pacientes com a Covid-19.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »