MENU

29/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 29/01/2021 às 00h00min

FCI planeja realização do 1° Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais de Imperatriz

A iniciativa prevê a participação e cooperação de grupos folclóricos de outros países

Rafael Pestana
Ascom/PMI
O projeto, que ainda precisa ser apreciado e aprovado pelo prefeito Assis Ramos, movimentará a economia local, gerando renda direta e indireta - Foto: Rafael Pestana
Na última quarta-feira, 27, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, Olímpio Marinho Pereira Filho, o “Gury”, recebeu o projeto piloto para realização do 1° Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais, FIFAT, de Imperatriz, entregue por Armando Nobre, secretário do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, CIOFF. Ainda sem data prevista, o projeto, que prevê a participação de grupos internacionais, tem como objetivo a difusão da cultura local e a implementação da tolerância e o respeito a cultura de outros povos, difundindo a redistribuição de saberes e conhecimentos.

Além das apresentações dos grupos de Imperatriz e região, o evento poderá contar ainda com a participação de grupos folclóricos de diversos países, como Estados Unidos, México, Bolívia, Argentina e Chile. Assim como teria a presença de outros estados brasileiros, tais como Ceará, Goiás Rio Grande do Sul e Pernambuco. “É válido ressaltar que a realização de um evento desta magnitude, pioneiro e a nível internacional, em nossa cidade é uma enorme porta aberta para futuros investimentos e parcerias de outros estados e países, despertando o interesse de conhecer a cidade e captando novos olhares para Imperatriz”, destaca Gury.

O projeto, que ainda precisa ser apreciado e aprovado pelo prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, prevê a realização de seis dias de apresentações, oficinas, seminários, palestras em escolas públicas e espaços direcionados pela administração pública do município. A iniciativa beneficia tanto a difusão da cultura local, quanto a economia da cidade, uma vez que o evento contará com mão de obra exclusiva da região, gerando renda direta e indireta. 

O CIOFF Brasil
É uma entidade que seleciona municípios brasileiros para promover e implementar projetos de novos festivais, com a característica de representar a possibilidade de se contrapor a sazonalidade do turismo local. Esse tipo de evento transcende as festas tradicionais, quer sejam religiosas ou cívicas, e baseiam-se no investimento e na atenção na recepção de visitantes e no marketing de cidades.

Nesse sentido, os festivais CIOFF são encontros culturais com duração de 08 a 12 dias, em função do tema herança imaterial, que possuem uma organização preocupada não só com as etapas da festa, mas com a recepção do público assistente, e do turista, e que tem como objetivo também a movimentação da comunidade em todos os sentidos, principalmente na geração de efeitos positivos ao desenvolvimento local.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »