MENU

27/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 27/01/2021 às 00h00min

Hospitais Municipais Adulto e Infantil utilizam cerca de 400 bolsas de sangue por mês

Doações constantes são essenciais para manter o estoque positivo e salvar vidas

Ariel Rocha - Ascom
Doações constantes são essenciais para manter estoques abastecidos, pois além dos hospitais do Município, o banco de sangue fornece para diversos outros hospitais de Imperatriz - Foto: Edmara Silva
São utilizadas em média entre 350 a 400 bolsas de sangue por mês no  Hospital  Municipal de Imperatriz Adulto, HMI, e no Infantil, HI. As unidades de saúde atendem ocorrências de urgência e emergência, realizando cirurgias complexas. Dessa maneira, o estoque de sangue precisa estar positivo no Hemomar, local onde as bolsas são solicitadas, quando necessário.

Julius Estolano, coordenador do setor da unidade transfusional do HMI, explica que a quantidade de bolsas utilizadas varia de acordo com a demanda das unidades. “Hospital Infantil requer menos sangue, mas o HMI é de grande porte, que atende situações de urgência e emergência, mas não só casos de Imperatriz, como de toda a região. É uma quantidade significativa de bolsas utilizadas, então a população precisa entender a importância de doar. Doar sangue salva vidas, é um ato de amor”, comenta.

Importante destacar a relevância das doações constantes para manter os estoques abastecidos, pois além dos HMI e HII, o banco de sangue fornece para diversos outros hospitais de Imperatriz. Os requisitos para ser doador é estar entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Pessoas com casos suspeitos ou confirmados do Novo Coronavírus, Covid-19, devem aguardar 30 dias após a recuperação completa para doar.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue. Apesar desse valor estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, OMS, que é de pelo menos 1% da população, o incentivo para que cada vez mais cidadãos se tornem doares é essencial na melhora do porcentual.

Para doar sangue, o interessado precisa estar em boa condição de saúde, ir bem alimentado e estar descansado. Homens podem fazer até quatro doações por ano, com o intervalo de dois meses entre elas. Já para mulheres, a frequência máxima é de quatro doações anuais, sendo o intervalo mínimo de três meses.

Hemomar Hemonúcleo de Imperatriz fica na Rua Coriolano Milhomem, Centro. Funcionamento é das 08h às 18h. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...