MENU

20/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 20/01/2021 às 00h00min

Imperatriz inicia vacinação contra a Covid-19

Aplicação das doses começam pelos trabalhadores da saúde

Maria Almeida - Ascom
O primeiro vacinado na cidade foi o enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento, UPA São José, Emanuel Braga Bastos. Hipertenso, diabético e com histórico de AVC, dois marcapasso e já teve Covid-19 com 50% do pulmão comprometido - Fotos: Edmara Silva
A aplicação das primeiras 3.260 doses que chegaram na tarde desta terça-feira, 19, contemplam trabalhadores da saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e idosos institucionalizados (que vivem em abrigos - Lar São Francisco, Vila João XXIII e Casa do Idoso Renascer). Vacinação ocorrerá por etapas, de acordo com os grupos prioritários. 

O prefeito Assis Ramos comemorou a chegada da vacina. “Com ela, veio a esperança e a certeza que estamos prestes a conviver sem este mal. Agradeço ao presidente Bolsonaro, ao Governador Flávio Dino, aos nossos servidores da saúde e todos os envolvidos neste processo. Estamos extremamente felizes em estar iniciando a vacinação em Imperatriz” - disse.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, durante coletiva de imprensa, esclareceu que todos serão imunizados. “Na primeira fase iremos vacinar todos os servidores da saúde, mas como as doses chegarão fracionadas, aplicaremos gradativamente. Nesse primeiro momento, apenas os da linha de frente serão contemplados, mas todos da saúde serão imunizados, assim como toda a população, posteriormente” - afirmou.

A aplicação dessa primeira etapa será feita nas próprias instituições de saúde. Nesta quarta-feira, 20, serão vacinados servidores do Hospital Municipal de Campanha, UPA São José e UPA Estadual; na quinta-feira: alas Covid-19 do Socorrão, Socorrinho e Materno Infantil; sexta-feira: Samu e Macrorregional. Cronograma segue durante a próxima semana (consultar Plano Municipal de Vacinação no site da Prefeitura).

O primeiro vacinado na cidade foi o enfermeiro da Unidade de Pronto Atendimento, UPA São José, Emanuel Braga Bastos. Hipertenso, diabético e com histórico de AVC, dois marcapasso e Covid -19 com 50% do pulmão comprometido, ele deixa um recado à população: “Estou muito feliz. Essa vacina é a esperança da volta do abraço no filho, na esposa e da rotina de trabalho que tínhamos antes da pandemia.  As pessoas não precisam ter medo, pois essa é a chance de ter nossa vida de volta”.

Na abertura da campanha, além de Emanuel, mais nove pessoas foram imunizadas: Mário Gomes Pereira, técnico de enfermagem do Hospital de Campanha de Imperatriz; Aldicleya Lima Luz, médica do HM Infantil; Francisco Soares de Souza, motorista de ambulância do Hospital Unimed; Maria Lucineide Vieira Silva, técnica de enfermagem do Hospital Santa Mônica; Andrea Nappo, infectologista, que atuou na construção dos planos de estratégia para atendimento da Covid -19 em Imperatriz e servidora do Macrorregional; Roncy Cleber Costa Pereira, servidor do Materno Infantil; Idelte Costa Falcão, técnica de enfermagem da UPA Estadual e a indígena Sônia Guajajara.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »