MENU

17/01/2021 às 23h15min - Atualizada em 17/01/2021 às 23h15min

Avião Solidário da LATAM realizará gratuitamente o transporte doméstico de 513 caixas - que equivalem a 15 toneladas - de vacinas para combate da Covid-19

Companhia irá transportar as doses da vacina CoronaVac para os estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Pernambuco

Imprensa Latam
Foto: Divulgação/LATAM
São Paulo (SP) - A LATAM reafirmando seu compromisso com o combate da pandemia no Brasil irá realizar a partir de amanhã (18/1), a pedido do Ministério da Saúde, por meio da VTCLOG e com o apoio da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o transporte doméstico gratuito de 513 caixas - que equivalem a 15 toneladas de vacinas contra a Covid-19. Com o aval da Anvisa para o início da vacinação na população brasileira, em reunião que aconteceu hoje (17), o Avião Solidário da LATAM se prepara para seguir o Plano de Imunização do Governo Nacional.
 
Com base na experiência da companhia em diversas campanhas de vacinação e de acordo com o Plano Nacional de Imunização já realizado anteriormente, a LATAM tem, por meio de suas aeronaves da família Airbus A320, a capacidade de levar até 800.000 doses da vacina, considerando que este número pode variar de acordo com o tipo da vacina a ser transportada. Para que seja possível realizar todo o trâmite de emissão e aceitação deste tipo de transporte, é necessário, no mínimo, 5 horas de antecedência para preparação do voo, principalmente se a embalagem conter gelo seco (que necessita de um processo de aceitação diferenciado) para manter as vacinas em temperaturas mais baixas. A agilidade no transporte é fundamental não apenas pela importância da vacina, mas também para garantir a cadeia de frio.
 
Por meio das suas operações da LATAM Cargo, a companhia é a primeira aérea do continente americano e a única da América do Sul a obter a certificação CEIV Pharma, emitida pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Isso significa que a LATAM atende os mais altos padrões de qualidade para o transporte de produtos farmacêuticos com controle de temperatura.
 
Desde agosto, uma equipe com mais de 20 funcionários da LATAM Cargo tem planejado e adiantado os cenários para o transporte, levando em consideração o País e o destino, a infraestrutura dos aeroportos e a logística necessária para a preparação do transporte das vacinas. Atualmente, a LATAM Cargo conta com 30 pontos de recebimento de insumos médicos em todo o mundo, incluindo Europa, Estados Unidos e Chile, além de outros quatro que pretende habilitar na China.
 

Sobre o Avião Solidário da LATAM

 
O programa Avião Solidário beneficia há 9 anos a América Latina. Por meio da LATAM Cargo, o programa transportou nesta pandemia mais de 1.000 toneladas de cargas, como testes rápidos para Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.
 
Além disso, o Avião Solidário já transportou gratuitamente mais de 900 profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 500 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...