MENU

15/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 15/01/2021 às 00h00min

Oficina ferroviária em Imperatriz é exemplo de práticas sustentáveis no Maranhão

Da Assessoria
WComunicação
Iniciativas proporcionam reutilização de água e reciclagem de insumos - Divulgação
As práticas sustentáveis ganham cada vez mais espaço entre grandes empresas que reconhecem a preservação do meio ambiente como uma forma de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. Um exemplo disso vem sendo executado pela VLI – companhia de soluções logísticas responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins, e pela operação do Terminal Portuário São Luís –, que promove o cuidado com os recursos naturais por meio de pequenas mudanças e adaptações na rotina da empresa no Maranhão.

Na oficina da companhia, em Imperatriz, área certificada pelo Selo Verde (título dado a empresas e instituições que adotam alternativas de menor impacto ambiental), práticas que vão desde o uso de lâmpadas de LED e torneiras com temporizador ao redirecionamento de baterias, sucatas e óleo para reciclagem, fazem parte do dia a dia.

Cada gota conta
A reutilização de água residual de ar-condicionado em baterias usadas nas locomotivas é um exemplo de uso consciente e eficiente. Mais de 950 litros são coletados de cada aparelho, mensalmente, e armazenados para reutilização. O sistema implantado possibilitou a redução do uso de água e economia com a compra do insumo. Se chover em Imperatriz, a oficina também aproveita. O líquido é captado do telhado e armazenado em caixas com capacidade para até 10m³. Depois, o recurso é utilizado na lavagem de oficinas, rega de plantas, entre outras atividades.  

Outro ponto importante é a destinação de alguns materiais. Para se ter ideia, em 2020, a unidade direcionou para reciclagem mais de 1,7 mil toneladas de sucatas entre bateria, roda ferroviária e demais materiais essenciais, mas que perdem o uso principal quando atingem um nível de desgaste. “Esse cuidado com os recursos naturais faz parte do nosso propósito em compartilhar valor e promover o cuidado com o meio ambiente”, ressalta Evandro dos Reis, gerente de manutenção da VLI.
 
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »