MENU

13/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/01/2021 às 00h00min

Prefeitura apresenta metas para desenvolvimento econômico de Imperatriz

Regilson Borges - Ascom
Plano de trabalho aponta novos projetos para 2021 - Foto: Divulgação
Os principais pontos que contribuem para o desenvolvimento econômico de Imperatriz, e o plano de trabalho para 2021 foram apresentados nesta terça-feira, 12, pela Prefeitura, para toda sociedade. Na oportunidade, estiveram presentes os secretários Eduardo Soares (Governo) e Wilson Filho (Desenvolvimento Econômico), além de representantes da Câmara de Imperatriz, como o presidente Alberto Sousa e demais vereadores, que acompanharam a exposição dos projetos para a cidade.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, fala com entusiasmo sobre a reação que Imperatriz teve mesmo em meio à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. “É importante que os vereadores saibam sobre a atuação da Secretaria na cidade, como é o caso da parceria com o Sine, que tem encaminhado muitas pessoas ao mercado de trabalho. Ano passado tivemos a inauguração da rede Assaí Atacadista, que gerou mais de 500 empregos”, comenta.

São diversos motivos que contribuem para o crescimento da cidade. Para o economista da Sedec, Fernando Babilônia, a localização geográfica estratégica de Imperatriz é um ponto importante para o seu desenvolvimento. O município fica localizado em um raio de 600 Km de quatro capitais, Palmas, Teresina, Belém e São Luís. “Nesta gestão, o PIB de Imperatriz foi o maior da cidade, em torno de 7 bilhões, o maior da história”, pontua e economista.

O PIB da cidade é divido em três eixos: agropecuária, serviços e comércio. De acordo com Fernando, o crescimento econômico passou a ser expressivo a partir da chegada da fábrica Suzano na cidade. “A vinda da empresa Suzano e todos os investimentos que ela traz contribuiu para melhorar a vida das pessoas, uma vez que a economia de Imperatriz é movida majoritariamente pelo setor privado”.

Já a Superintendência de Turismo, Sutur, ligada à  Sedec, tem realizado ações para promover a cidade e o que ela oferece para quem passa por aqui. A turismóloga Lizandra Carvalho comenta como Imperatriz, por ser entrada da Chapada das Mesas, tem diversos setores da economia movimentados ao mesmo tempo, seja para lazer ou negócios. “As pessoas se hospedam no hotel, comem no restaurante, usam um táxi, e tudo traz incentivo à economia da cidade”, diz
A proposta, de acordo com Lizandra, é fazer com que as pessoas também permaneçam por aqui. Imperatriz possui a maior rede hoteleira da região, agências de viagens, além do aeroporto e rodoviária.

Para 2021, a Sedec pretende continuar com a realização da Feira Cidadã, parcerias do Sine com empresas privadas, oferta de cursos para capacitação de pessoas que pretendem se qualificar para o mercado de trabalho, realização do projeto Prato Campeão, que visa escolher as melhores comidas em diversas categorias. Demais projetos e parcerias serão anunciados pelos canais de comunicação da Prefeitura de Imperatriz. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »