MENU

13/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/01/2021 às 00h00min

PF faz operação de combate à fraude de licitações e cumpre mandados em São Luís

Três mandados de busca e apreensão foram realizados na manhã desta terça-feira

Dema de Oliveira
Momento que policiais federais realizavam buscas e apreensões em São Luís - Foto: Assessoria/PF
A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (12), em São Luís, três mandados de busca e apreensão como parte da 79ª Fase da Operação Lava Jato, denominada “Vernissage”. Cerca de 70 policiais federais e dez auditores fiscais participaram desta fase da operação.

Os mandados na capital maranhense foram cumpridos nos endereços de Márcio Lobão e Edison Lobão Filho, filhos do ex-ministro Edison Lobão. De acordo com a PF, em São Luís foram apreendidos carros de luxo e um helicóptero.

Durante as investigações da Operação Lava Jato, foi identificada uma organização criminosa que fraudava licitações mediante o pagamento de propina a altos executivos da Petrobras, bem como a outras empresas a ela relacionadas, como a Transpetro. Petrobras e Transpetro foram vítimas dessa organização criminosa.

O então diretor da Transpetro, no período de 2003 a 2014, estava entre as indicações políticas do grupo investigado que dividia os altos cargos da Petrobras e afiliadas. A suspeita é de que os contratos celebrados pela Transpetro com algumas empresas teriam gerado, entre os anos de 2008 e 2014, o pagamento de mais de R$12 milhões em propinas para o grupo.

Após o recebimento desses valores, muitas vezes pagos em espécie, eram realizadas várias operações de lavagem de capitais para ocultar e dissimular sua origem ilícita, especialmente, através da aquisição de obras de arte e transações imobiliárias.

Entre valores declarados ao Fisco e os de mercado, praticados nos leilões em Galeria de Arte, a diferença é de 167% a 529%. Em operação anterior, na residência do investigado, foram encontradas obras de arte que apresentavam variações significativas entre o preço de aquisição declarado e o valor de mercado, em patamares de até 1.300%.

Segundo a Polícia Federal, há indícios de crimes de corrupção, fraudes licitatórias, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Além de São Luís, foram cumpridos também mandados de busca e apreensão em Brasília, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e São Paulo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »