MENU

12/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 12/01/2021 às 00h00min

​Bacabal volta à Série A do Maranhense após três anos

Leão do Mearim garantiu vaga após punição do Timon, que havia sido campeão da Série B

Afonso Diniz
Bacabal conquista vice-campeonato da Série B no ‘tapetão’ e volta à elite - Foto: Divulgação/Ronald Felipe/Assessoria BEC
Com a vitória no tapetão, o Bacabal deve ter o seu acesso homologado nas próximas horas pela FMF e assim consolidar sua volta à divisão de elite do futebol maranhense. A equipe vem peregrinando na divisão há três anos, quando foi rebaixada para a Série B.

Na Série A de 2018 a equipe bacabalense foi a última colocada em um Campeonato Maranhense que teve apenas um rebaixado. O Leão do Mearim venceu apenas um jogo em sete partidas, e durante as últimas duas temporadas vinha tentando um retorno à elite.

Histórico no futebol maranhense, o Bacabal foi o primeiro time do interior a conquistar o título do Campeonato Maranhense. O Leão do Mearim levantou a taça em 1996.

Novo acesso
Vale lembrar que o Bacabal já havia sido rebaixado em 2014 e retomou à elite com o título da Série B de 2017. O rebaixamento de 14 foi ainda mais delicado pelos problemas de bastidores. Por débitos com a FMF o clube chegou a ser desligado de competições oficiais em punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA). Vale lembrar ainda que naquele Estadual o Bacabal pegou um W.O na rodada final por não entrar em campo diante do Araioses.

Em 2014, o Leão do Mearim caiu junto com o Maranhão, mas não atuou profissionalmente em 2015 e 2016, voltando aos gramados apenas em 2017.

Como fica?
A FMF ainda não se manifestou oficialmente, mas disse que aguarda o TJD-MA enviar documento detalhado para tomar as providências. Com o veredito, o Timon deve cair para a última posição na tabela, já que durante a fase classificatória, somou 12 pontos e assim ficaria com ‘-4’ - até mesmo se a entidade levar em consideração a soma dos pontos no geral.

O Iape, por ter sido vice-campeão, naturalmente assume o posto de campeão. Já o Bacabal assume a segunda colocação e consequentemente o acesso à elite do futebol maranhense. O BEC, inclusive, fez uma das semifinais com o Timon, onde empatou o primeiro jogo e perdeu no segundo.

Logo após a decisão do TJD-MA, o Bacabal se antecipou, informando que havia garantido acesso à Série A do Maranhense. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »