MENU

08/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 08/01/2021 às 00h00min

Adolescentes da Funac são capacitados em marcenaria na unidade de Imperatriz

Secap
Lembranças de natal produzidas no curso de marcenaria - Foto: Divulgação
Trinta adolescentes estão sendo capacitados em oficina de marcenaria do Centro Socioeducativo de Internação Semear, em Imperatriz, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente, órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). A oficina qualifica para a fabricação, montagem e reparos de móveis em madeira e seus derivados, além da confecção de brinquedos e móveis projetados, com ênfase na promoção humana e inserção no mercado de trabalho. A atividade faz parte do eixo profissionalização, conforme prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

O curso de marcenaria acontece no turno vespertino, quatro vezes na semana, com carga horária de 4 horas e é uma atividade permanente. A metodologia da oficina adota procedimentos participativos, a categoria da mediação, com ênfase no diálogo e na contextualização, possibilitando aos adolescentes e jovens a participação ativa na construção de seu conhecimento e estimulação de talentos.

“Montamos a oficina de marcenaria para diversificar as atividades dos adolescentes na área de formação profissional tivemos uma boa aceitação dos adolescentes que estão muito dedicados no curso que acontece sob a supervisão de um oficineiro marceneiro. Já foram produzidos alguns produtos como lembranças de Natal, nichos, troféus que são utilizados em torneios esportivos dentro da unidade e brinquedos”, afirma o diretor do Semear, Rodrigo Bonfim.

Os adolescentes participam ainda de palestras com temas sobre motivação, autoestima, relações humanas, comunicação no ambiente de trabalho, saúde e segurança no trabalho, ética, cidadania, direitos trabalhistas e previdenciários, meio ambiente, mundo do trabalho, habilidade de gestão empreendedorismo.

 A formação profissional específica em marcenaria constitui-se em aulas prática, ocasião em que são demonstradas a funcionalidade de cada equipamento, produção e fabricação de móveis e brinquedos. Os produtos fabricados foram apresentados na festa de encerramento de fim de ano do Centro Socioeducativo para os familiares dos adolescentes e parceiros. Também será realizado uma exposição do material em parceria com o Imperial Shopping, e alguns produtos serão comercializados.

A Funac desenvolve ações visando à articulação de parcerias institucionais, a fim de inserir os adolescentes e jovens no mercado de trabalho formal. Um dos socioeducandos relata sua experiência com a profissão de marceneiro. “O curso de marcenaria foi uma experiência muito boa, eu já tinha um conhecimento sobre a área da marcenaria, só que através do curso eu adquiri mais conhecimento e me capacitei para o mercado de trabalho, vou levar essa experiência comigo. Me identifiquei muito com a área da marcenaria e eu só tenho a agradecer as pessoas da direção e da equipe técnica que me deu todo apoio necessário”, comenta um adolescente.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »