MENU

03/01/2021 às 18h53min - Atualizada em 03/01/2021 às 18h53min

Copos, pratos e talheres de plástico estão proibidos em São Paulo

Por determinação de lei municipal, estabelecimentos comerciais de São Paulo estão proibidos de fornecer de copos, pratos, talheres feitos de plástico descartável.

Priscilla Mazenotti/Repórter da Rádio Nacional/Brasília
Agência Brasil
Bares, hotéis e restaurantes que fornecerem utensílios pagarão multas - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
 

São Paulo (SP) - Estabelecimentos comerciais, como bares, hotéis e restaurantes, de São Paulo estão proibidos de fornecer de copos, pratos, talheres e outros utensílios feitos de plástico descartável. A determinação é de lei municipal que entrou em vigor no último dia 1°.

Quem descumprir pode ficar sujeito a multas que variam de R$ 1.000 a R$ 8 mil, e o estabelecimento pode até ser fechado, caso seja reincidente pela sexta vez.

A partir de agora, esses talheres e demais objetos utilizados nas refeições devem ser feitos de materiais biodegradáveis, compostáveis ou reutilizáveis.

A lei que estabelece a proibição foi sancionada em 13 de janeiro de 2020. Ou seja, os estabelecimentos comerciais tiveram um ano para se adequarem a essa norma.

O objetivo da implementação da norma foi incentivar a reciclagem de materiais e impulsionar a transição para uma economia circular.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »