MENU

01/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 01/01/2021 às 00h00min

SENTIDOS

“A esperança de recuperar perdas dá uma grande energia às criaturas.” (Monteiro Lobato)

Elson Araújo

A gente cresce ouvindo frases prontas, frases soltas que terminam perdidas, e que são levadas pelo vento por não receberem a devida atenção, e interpretação. 

Querer é poder! Quem já não ouviu ao longo da vida, seja em forma de admoestação ou incentivo, esta palavra? Talvez milhares de vezes! Mas aí, quando a gente para, pensa e reflete sobre ela, e isso aconteceu comigo, surge um complemento:  de fato, querer é poder, mas só quando as pessoas sabem o querem, caso contrário é só um bruto querer. 

São muitas as palavras e expressões comuns, carregadas de profundos significados,  que nos bombardeiam todos os dias, porém muitas vezes desprezadas.  Talvez , se a gente parasse um pouquinho para meditar e  compreender o sentido de tais palavras “os mundos , e a vida poderiam ficar melhores”.

Para não virá textão e já virando,  destacaria nesses tempos de tristeza e ranger de dentes, a palavra esperança. 

Das três virtudes teológicas (fé, esperança e caridade) é a segunda mais procurada no maior buscador da rede mundial de computadores. É citada 74.800.000 vezes,  atrás da Fé,   mencionada 128.000.000 milhões de vezes, mas  à  frente da caridade, com  11.400.000 citações . 

Na origem indo-européia  a palavra Esperança  se vincula à raíz  SPE, que vem a significar expandir, aumentar, ter êxito, levar qualquer projeto adiante seja ele de ordem física ou psíquica. Já no latim SPES,  mesma etimologia de prosperar, a Esperança surge  no sentido de prosperar, evoluir conforme o esperado. 

A partir da etimologia da palavra Esperança surgem uma infinidade de significados inclusive significado nenhum,  que é  quando somos tomados  pela desesperança, descrença, incredulidade, ceticismo, dúvida, desilusão, desengano, decepção, desapontamento. 

Li em algum lugar, não me recordo, um significado interessante para essa poderosa palavra.   Esperança seria o acreditar emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. Acreditar no possível, mesmo que as circunstâncias indiquem o contrário.  Sentimento que se apodera de nós quando vemos possível a realização daquilo que desejamos, confiança. 

Imagino que somos livres para , conhecendo a raiz  da palavra esperança, encontrar  e viver o melhor dos seus significados. 

Que neste 2021 que  chega, sejamos nós nossa principal esperança,  ou no mínimo a esperança para alguém. 

                                   FELIZ 2021
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »