MENU

31/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 31/12/2020 às 00h00min

Agricultura: setor é fortalecido pela Prefeitura em 2020

Município tem promovido ações e projetos para o desenvolvimento substancial do setor

Ariel Rocha - Ascom
Na gestão Assis Ramos, o setor ganhou atenção especial e os resultados positivos estão expostos com as diversas atividades realizadas durante o ano - Foto: Edmara Silva
O incentivo à agricultura familiar tem sido uma marca da atual gestão. Nesse sentindo, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, tem fomentado de forma intensiva ações e investimentos no setor. Além do incentivo à comercialização, o impulso acentuado na agricultura familiar tem os objetivos de fortalecer, elevar a renda dos agricultores e trazer mais competitividade para o mercado.

Em 2020, foram beneficiados 160 produtores rurais através do Programa  de Aquisição de Alimentos, PAA, do Governo Federal. A compra direta dos pequenos agricultores injetou na economia local R$ 800 mil. O município adere ao programa desde 2017. “Nossa missão é o incentivo da agricultura familiar e da produção local. Nosso apoio, desde o início da gestão, tem gerado mais qualidade aos produtos que são posteriormente consumidos e/ou comercializados pelos produtores”, declara o secretário da Seaap, Valdir Torres.

Beneficiando bairros mais afastados e também a zona rural, a Seaap realizou a construção e perfuração de cinco poços artesianos com  máquina própria para o serviço. A iniciativa levou o abastecimento de água para comunidades da Bacaba, Riacho do Meio, Cidade Nova, Vila São João e Embiral. Esse serviço é de competência da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Caema, porém a  Prefeitura realiza diante do descaso da empresa de abastecimento, acabando assim com o sofrimento da população.

Em apoio aos produtores rurais e a agricultura familiar, o Programa Gradagem de Solo deste ano atingiu 205 agricultores da zona rural de Imperatriz. No projeto, o Município cede maquinário e os operadores dos veículos para auxiliar no preparo da terra para o plantio. Mais de 200 hectares de solo foram gradados em pequenas propriedades por meio desse suporte. “O apoio atinge várias etapas da produção agrícola de nossa região. Com o programa da Prefeitura, o processo fica muito mais barato para quem planta”, disse Valdir Torres.

Mais de três toneladas de sementes foram entregues aos produtores rurais e foram doadas para os agricultores e comunidade em geral mais de 2000 mudas de plantas diversas. Agricultura também fez a colheita e separação de 113 toneladas de grãos de milho pelo maquinário próprio da Seaap, que além disso realiza o transporte da produção. Mais de 50 produtores da Estrada do Arroz desfrutaram da utilização das máquinas.

Dando atenção aos mercados municipais, que movimentam significativamente a economia regional, a Seaap iniciou a reforma do Mercado da Feirinha do Bacuri e aprovou a emenda para reforma e ampliação do Mercadinho. “A revitalização dos espaços trará mais conforto para os trabalhadores do setor, que tiram seu sustento das atividades que ali exercem. O público consumidor também será beneficiado ao ir realizar suas compras. O fomento no comércio local é uma marca da gestão Assis Ramos”, completa o secretário.
O Município tem promovido ações e feito projetos para o desenvolvimento substancial da Agricultura em Imperatriz. Por anos, o setor foi deixado  de lado, mas na gestão Assis Ramos ganhou atenção especial e os resultados positivos estão expostos com as diversas atividades realizadas durante o ano. Em 2021, o setor já começará com saldo positivo: são R$ 1.040. 000,00 em caixa para a compra direta do PPA.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »