MENU

15/08/2020 às 18h15min - Atualizada em 15/08/2020 às 18h15min

Saúde Mental de Imperatriz inicia diálogos para realização da campanha Setembro Amarelo

Objetivo é conscientizar sobre a prevenção do suicídio

Regilson Borges - Ascom/PMI
ASCOM-PMI
Campanha Setembro Amarelo 2020 vai ser online, com lives e mobilização nas redes sociais - Foto: Divulgação/Assessoria

O trabalho de prevenção ao suicídio acontece ao longo do ano em Imperatriz, por meio da Coordenação da Saúde Mental. Um dos focos da campanha deste ano, que inicia em setembro, é enfatizar os pontos de apoio para o atendimento do paciente que necessite dos serviços públicos.

Coordenadora municipal da saúde mental da Prefeitura de Imperatriz, Kátia Carvalho, explica que é importante a colaboração de diversos setores da sociedade, principalmente os que realizam atendimento de urgência psiquiátrica. "Nos reunimos com diversos órgãos para alinhar ações do Setembro Amarelo, além de reforçar sobre os procedimentos de atendimento", conta.

Participaram da reunião, representantes do Samu, UPA's, Hospital Municipal de Imperatriz, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, Vigilância Epidemiológica, Comitê de Prevenção ao Suicídio, e demais pessoas da sociedade civil.

Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. "Aproveitamos a Campanha para enfatizar os pontos de apoio da saúde mental, Unidade Básica de Saúde, hospitais, Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, e Ambulatório de Saúde Mental", reforça Kátia.

Importante reforçar que Imperatriz conta com cinco dispositivos de saúde mental, sendo 04 para acompanhamento e situações de acolhimento 24 horas, o CAPS III, CAPS AD III, CAPS IJ e Ambulatório de Saúde Mental, e um dispositivo de moradia para pacientes institucionalizados, a Residência Terapêutica.

A Campanha Setembro Amarelo 2020 vai ser online, com lives e mobilização nas redes sociais. Também vai contar com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, ACS, para conscientizar as famílias sobre prevenção, além de alertar sobre os canais de ajuda. A cidade conta com mais de 600 ACS, com cobertura total de todas as famílias nos mais diversos bairros de Imperatriz.

Rede de saúde mental está investindo em capacitação para os profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento de urgência e emergência, afim de agilizar o primeiro atendimento dos pacientes e efetivar o encaminhamento ao serviço especializado em saúde mental.

Foi ampliado o número de profissionais na Rede de Saúde Mental, além da realização da reforma no Complexo de Saúde Anhanguera, que há muito tempo precisava de uma intervenção estrutural.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »