MENU

27/12/2020 às 11h25min - Atualizada em 27/12/2020 às 11h25min

Oficinas de Natal geram solidariedade e reinserção social de internos no sistema prisional

Como todos os anos, 20 internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água, que trabalham na padaria instalada dentro da unidade, produziram mais de 7 mil panetones.

Secap/Ma
APAE foi uma das instituições beneficiadas pelo Governo do Maranhão com a doação de panetones - Foto: Clayton Monteles
 

No período natalino, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), realizou as Oficinas de Produção de Panetones e Mesa Posta, dando continuidade às ações com foco na ressocialização de internos e internas do sistema prisional do Maranhão.

Como todos os anos, 20 internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água, que trabalham na padaria instalada dentro da unidade, produziram mais de 7 mil panetones. Toda a produção foi doada a 54 entidades sociais, que são atendidas pelo Governo durante o Natal, por meio da Secretaria de Estado de Relações Institucionais (SRI), dentre elas a Escola de Cegos do Maranhão, Associação Espirita Lar de José, Pouso Obras Sociais, Associação dos Deficientes Visuais do Maranhão, Fundação Antonio Jorge Dino, dentre outras. 

“Estamos dando um pouco de acalento e conforto a tantas famílias que neste momento recebem o afeto das Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs), que estão inseridas nesse projeto para levar solidariedade à nossa população neste Natal”, comentou o secretário da SEAP, Murilo Andrade. 

Este ano, foi criada e desenvolvida a Oficina de Mesa Posta. A coordenação da oficina é feita pelo Setor de Trabalho e Renda da SEAP por meio do programa Trabalho com Dignidade. Esse novo projeto ensinou e profissionalizou os internos na confecção artesanal de kits para mesas em diversas ocasiões: café, chá, almoço e jantar.

Foram confeccionados e vendidos mais de 50 kits, que contam com o jogo americano e porta guardanapos, que poderiam ser montados de acordo com a necessidade de cada ocasião. 

“Foi uma novidade, principalmente para quem gosta de elaborar uma mesa especial para as festas de fim de ano, como para celebrar datas especiais”, explicou a gestora de Trabalho e Renda, Janice Quaresma.

Kit de mesa posta realizado na UPSL 6 em oficina (Foto: Clayton Monteles )

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »