MENU

24/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 24/12/2020 às 00h00min

Prefeitura investiu em educação, modernização e ampliação da sinalização viária

Agentes de trânsito reforçam segurança viária de pedestres e condutores de veículos em Imperatriz

Gil Carvalho - Ascom
Foto: Gil Carvalho
Com objetivo de contribuir efetivamente na prevenção e redução de acidentes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, DET, realizou intenso trabalho de conscientização de motoristas e pedestres em Imperatriz. Projetos contribuíram na proteção da vida, redução de acidentes e danos materiais.

Além disso, a iniciativa enfatizou a importância da boa prática e no relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito. Além disso, foi trabalhada a devida e indispensável atenção e respeito para que haja harmonia, bons hábitos e atitudes adequadas durante a circulação nas vias de Imperatriz, a metrópole do sudoeste do Maranhão.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, observou que apesar deste ano ter sido atípico devido à pandemia de Coronavirus, o núcleo teve que reduzir inicialmente o trabalho de orientações presenciais à comunidade por recomendações das normas sanitárias propostas pela Organização Mundial da Saúde, OMS.

“Nós, durante esse período de pandemia, desenvolvemos ações educativas de trânsito através das redes sociais, com resultados satisfatórios da sociedade que anseia por um trânsito cada vez melhor”, ressaltou.

Para ela, “é preciso desenvolver o potencial de reflexão crítica da sociedade possibilitando-lhe a vivência da solidariedade e da cooperação ao circularem pelas ruas, seja como pedestre, passageiro, ciclista ou condutor”. “É preciso que todos fiquem sempre atentos às normas e regras, haja visto que o conhecimento se constrói e o potencial humano se desenvolve promovendo a mudança de comportamento”, acrescentou.

Projetos
Foram desenvolvidas diversas ações através dos projetos Cidadania na Faixa; Palestras nas Empresas; Agente de Trânsito Mirim; Palestras nas Escolas; Travessia Segura e Blitz Educativa. A temática deste ano: “Perceba o risco, proteja a vida” também foi difundida por meio das redes sociais de Imperatriz.

Mais de 3.500 placas de sinalização instaladas em 2020
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio do setor de engenharia e sinalização, instalou somente este ano 3.569 placas de regulamentação em ruas e avenidas de Imperatriz. Medida serve de orientação para motoristas e pedestres, além de aumentar a segurança viária.

De acordo com o engenheiro de Trânsito, Tuytuyguassu Rayol, técnicos revitalizaram 87 faixas de pedestres, incluindo novas travessias em vias de fluxo intenso de veículos e pedestres nos bairros de Imperatriz. “Depois de realizar os devidos levantamentos, a Setran mudou o sentido de sete ruas, com objetivo de reduzir acidentes e aumentar a segurança viária no perímetro urbano da cidade”, ressaltou.

Ele destacou que a revitalização asfáltica de ruas e avenidas realizadas pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, possibilitou a modernização da sinalização viária, como por exemplo, da nova Avenida Ceará com 4,5 km de extensão; Avenida Moacyr Spósito Ribeiro (via do aeroporto Renato Cortez Moreira) e Rua Luís Domingues.

“Foram instaladas 4.500 tachinhas refletivas para divisão de fluxo de veículos nestas novas vias revitalizadas pelo município, além da colocação de tachões em 43 cruzamentos e mais de 257 nomes de pare (pintura de solo) no piso asfáltico”, citou.

Fiscalização eletrônica de velocidade aumenta a segurança no trânsito de Imperatriz
A instalação de radares de fiscalização eletrônica de limite de velocidade, monitoramento de veículos e sistemas de apoio à gestão do trânsito conseguiram reduzir consideravelmente o número de acidentes nas ruas de Imperatriz. Radares foram colocados em pontos estratégicos onde ocorriam mais acidentes. “Temos resguardado a vida dos condutores, dos passageiros, pedestres e ciclistas com instalação desses novos equipamentos”, disse.

Segundo ele, os radares fixos de controle de velocidade refletiram na redução de 50% do número de acidentes na Avenida Pedro Neiva de Santana em Imperatriz. Além disso, pesquisa publicada pela revista Humanidades e Inovação aponta que os radares é uma medida eficaz que contribui para a segurança e diminuição dos índices de acidentes em vias de fluxo intenso de veículos.

Leandro Braga diz que “o objetivo da gestão do prefeito Assis Ramos é manter o trânsito seguro e evitar acidentes com vítimas, provocados, na maioria das vezes, pelo excesso de velocidade e imprudência”. “Radares foram posicionais em locais visíveis, inclusive com várias placas indicativas de limite de velocidade e da existência da fiscalização eletrônica”, aponta.

Conheça os pontos de fiscalização eletrônica:
Marginal BR 010, frente Shopping Imperial
Av. Bernardo Sayão, nº 2100A
Av. Newton Belo, frente IFMA
Av. Sabiá das Laranjeiras x Rua Floriano Peixoto
Rua Ceará x Rua Santa Tereza
Av. Babaçulândia x Av. João Palmeira
Rua Ceará x Av. Dorgival Pinheiro de Souza
Rua Maranhão x Av. Dorgival Pinheiro de Souza
Rua Sousa Lima x Av. Dorgival Pinheiro de Souza
Rua Simplicio Moreira x Av. Dorgival Pinheiro de Souza
Rua Rio Grande do Norte x Av. Bernardo Sayão
Rua Pará x Av. Getúlio Vargas
Av. Dorgival Pinheiro de Souza x BR 010
Av. Industrial, nº 1893
Av. Bernardo Sayão, nº 1300
Av. JK, frente Edeconsil
Av. JK, frente Edeconsil
Av. JK, nº 1802
Av. Industrial, nº 1893
Av. JK, nº 1802
Rua Leôncio Pires Dourado, nº 3157
Rua Luiz Domingues, nº 2139
Av. Newton Belo, nº 549
Av. Jacob, nº 1010
Rua Dom Pedro II, nº 20-A
Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Paraíba
Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Sergipe
Av. Getúlio Vargas x Rua Pará
Av. Bernardo Sayão x Rua Rio Grande do Norte
Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Simplício Moreira
Av. Getúlio Vargas x Rua Paraíba
Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Minas Gerais
Rua Ceará, 2131
Rua Simplício Moreira, 3042
Av. Bernardo Sayão, 881
Rua Ceará, 984
Rua Santa Tereza, 1111 em frente a Peixaria Santa Tereza
Rua Sergipe x Av. Getúlio Vargas
Rua Sergipe x Av. Dorgival Pinheiro de Souza
Rua Benedito Leite x Rua Alagoas
Marginal BR 010, frente Shopping Imperial
Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Ceará
Av. Dorgival Pinheiro de Souza x Rua Maranhão
Av. Dorgival Pinheiro de Souza, 665 em frente à Igreja
BR 010 x Av. Dorgival Pinheiro de Souza
BR 010 x Av. Getúlio Vargas

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »