MENU

22/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 22/12/2020 às 00h00min

Duas novas unidades básicas de saúde são entregues em Araguaína

UBS Maria dos Reis, no Parque Bom Viver, e UBS Manoel Alves de Sousa, no Setor Pontes, já iniciam o atendimento em novo prédio nesta segunda-feira, 21

PMA - ASCOM/Marcelo Martin
Nas unidades são ofertados diversos atendimentos do Programa de Saúde da Família, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, entre outros - Foto: Divulgação/ASCOM-PMA/Marcos Sandes
A Prefeitura de Araguaína inaugurou mais duas unidades básicas de saúde (UBS), na manhã desta segunda-feira, 21. As UBS Maria dos Reis, no Parque Bom Viver, e Manoel Alves de Sousa, no Setor Pontes, funcionavam em prédio alugado e passam a realizar o atendimento à população em infraestrutura nova. Os novos locais já estão abertos para receber os mais de 14 mil pacientes dos setores de abrangência.

As inaugurações fazem parte da programação em comemoração aos 62 anos de emancipação da cidade de Araguaína com a entrega de quase 20 obras só no mês de dezembro.

“As UBS são as portas de entrada para todos os atendimentos em saúde e para isso é necessário oferecer um serviço cada vez melhor e ter ambientes confortáveis. Esses dois novos prédios são conquistas pelo esforço que tiveram as equipes da Prefeitura e do prefeito Ronaldo Dimas”, destacou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

A secretária ainda informou que mais unidades serão construídas. “Estamos com cinco UBS em processo licitatório, entre elas Novo Horizonte, Vila Azul, Araguaína Sul 2, Raizal e Pedro Borges”.

Novas instalações
Os dois novos prédios contam com auditório, banheiros, salas de vacinação, curativos e procedimentos, consultórios odontológicos, farmácia, almoxarifado, expurgo/esterilização, triagem, coleta de exames, copa, depósito de material de limpeza, além de consultórios médicos, de enfermagem e de Prevenção do Câncer de Colo do Útero (PCCU).
Serviços

Nas unidades são ofertados diversos atendimentos do Programa de Saúde da Família, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, prevenção do câncer de colo do útero (PCCU), Teste do Pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização e administração de medicamentos.

Investimentos em Saúde
Desde 2013, a comunidade araguainense vem acompanhando à ampliação da rede de atendimento e melhoria os serviços oferecidos na cidade. Além dessas duas inaugurações, a Prefeitura entregou seis novas Unidades Básicas de Saúde nos setores Cimba, São João, Dom Orione, Maracanã, JK, Costa Esmeralda e Lago Azul.

Outras unidades passaram por reformas e ampliação, como a Palmeiras do Norte, Couto Magalhães, Bairro de Fátima, Araguaína Sul, Albeny Soares de Paula e Manoel dos Reis Lima. 

Maria dos Reis Rodrigues
Nascida em 20 de maio de 1941, natural de Benedito Leite (MA), Maria dos Reis Rodrigues mudou-se para Araguaína ainda criança, aos 9 anos, acompanhando os pais em busca de novas oportunidades. Foi uma das primeiras moradoras das margens da BR-153 que com o passar dos anos se transformou no Setor Barros, pelo qual sempre lutou para conquistar melhorias.

“Estamos muito felizes com a homenagem porque nossa mãe foi uma mulher que movimentou todos para ajudar quem passava por necessidade, um exemplo de bondade”, agradeceu Ioná Moura Rodrigues, filha da homenageada.

Manoel Alves de Sousa
Manoel Alves de Sousa nasceu em 8 de junho de 1931, em Riachão, e veio para Araguaína na década de 1960, quando fundou a Farmácia Deus é Grande, uma das maiores na região, onde atendeu por mais de 40 anos. O atendimento farmacêutico as pessoas, aquela época, era muitas vezes a única opção já que ter acesso ao médico se tornava muito difícil.

“É um privilégio que a gente está tendo. É muito importante receber uma homenagem como essa”, falou emocionada a esposa do homenageado, Maria Alves de Souza.

Programação
Dia 23 (quarta-feira)
18h – Monumento do Cristo Redentor.
Dia 28 (segunda-feira) / 9h – Complexo Poliesportivo Xixebal.
Dia 30 (quarta-feira) / 9h – Praça Jardim das Palmeiras / 18h – Praça dos setores Cimba e Patrocínio.
Dia 31 (quinta-feira)/22h – Show pirotécnico Réveillon Via Lago.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »