MENU

22/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 22/12/2020 às 00h00min

Levantamento aponta alta de vendas em dezembro e governador antecipa salários para ativar economia

Secap
Pesquisa aponta aquecimento no comércio - Foto: Divulgação
Estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) revela que a intenção de consumo segue tendência de crescimento em São Luís, com perspectiva de pico de vendas do ano concentrado em dezembro, apesar dos prejuízos econômicos causados pela pandemia da Covid-19 ao longo de 2020.

De acordo com o levantamento, a perspectiva de consumo do ludovicense apresentou um crescimento mensal positivo de mais de 2%, puxado pela avaliação positiva sobre a perspectiva profissional (+7,4%) e condições da renda atual das famílias (+3,3%).

Para a Fecomércio, os resultados positivos são reflexos da aceleração da recuperação do mercado de trabalho, que em outubro obteve um saldo de 1.918 empregos formais em São Luís.

Durante a última entrevista coletiva do ano sobre o cenário da pandemia, o governador Flávio Dino citou o bom desempenho do estado em meio à crise sanitária, com o Maranhão registrando saldo positivo na geração de empregos formais pelo quarto ano consecutivo, o quarto melhor desempenho do país em geração de empregos e o melhor do Nordeste em 2020.

Dino destacou a execução do Plano Emergencial de Empregos (PEE) Celso Furtado como vetor fundamental para manter o balanço positivo de empregos formais no ano da pandemia, com uma série de estímulos a diversos setores, como infraestrutura, economia solidária, agricultura familiar e economia da cultura.

“O Maranhão tem o quarto maior desempenho na geração de empregos do Brasil em 2020 e o melhor do Nordeste no que se refere a empregos com carteira assinada, vínculos formais. E isso é muito importante porque revela o binômio correto: cuidar da vida e cuidar da economia”, ressaltou Flávio Dino.

Salário antecipado
Na sexta-feira, o governador anunciou nas redes sociais o pagamento do funcionalismo estadual para antes do Natal, fator que deve elevar a atividade comercial neste final de ano. “Informo datas do pagamento dos servidores do Governo do Maranhão relativo a dezembro de 2020: 22/12 aposentados e pensionistas e 23/12 administração direta e indireta”, anunciou o governador.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »