MENU

19/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 19/12/2020 às 00h00min

Divulgadas as músicas que participarão das eliminatórias do XII Festival de Imperatriz

São músicas autorais de artistas radicados no Maranhão há pelo menos cinco anos

Elson Araújo
Banda Senzala, uma das atrações do festival - Foto: Divulgação
O XII Festival de Música de Imperatriz (FMI), financiado pela Lei Federal de auxílio emergencial Aldir Blanc, privilegiou a música autoral. Chancelado pela Moara Produções e Fundação Rio Tocantins, a comissão organizadora acolheu cem inscrições de veteranos e novatos cantores e compositores radicados no Maranhão há pelo menos cinco anos, destas (no formato videoclipe) foram selecionadas 50 para as cinco eliminatórias do concurso, que começa dia 24. Na última quinta-feira, 17, foram divulgadas as composições selecionadas.

O festival chamou a atenção de nomes já conhecidos da música maranhense, como os veteranos Josias Sobrinho, Wilson Zara e Mauro Izzy; Chiquinho França e Chico Martam, entre outros, que resolveram se inscrever, o que demonstra o alto nível do evento, já ressaltado pelo cantor e compositor Zeca Tocantins, articulador e organizador do concurso musical, que pela primeira vez é realizado no formato virtual.

Para participar do festival cada artista inscreveu, gratuitamente, um videoclipe. Os trabalhos que agora estão sendo tornado público passaram por uma triagem por uma comissão de cinco personalidades ligadas ao mundo musical e literário. Aconteceu em cinco blocos de 20 músicas. De cada um, foram selecionadas 10 composições que comporão as cinco eliminatórias previstas no edital.

Para chegar à seleção dos 50 a comissão avaliou quesitos como letra, arranjo, interpretação. Foram consideradas ainda a qualidade e a criação do vídeo. As letras das músicas estão sendo analisadas separadamente por membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL)

Zeca Tocantins  informa que de cada bloco das cinco eliminatórias sairão dois vídeos (composições) para grande final dia 29 de Dezembro,  às  oito horas da noite,  no encerramento da Semana da Música Brasileira.  Tudo acompanhado pelas plataformas digitais a partir do canal youtube https://user/zecatocantinsitz

ATRAÇÕES
Além das eliminatórias o Festival conta com atrações especiais, também estreladas por artistas maranhenses, e também no modo virtual. Desde a semana passada começaram as gravações. Já gravaram  o cantor Chico Martam e as bandas Madame Lulu Senzala.

Integram o grupo de atrações especiais do Festival as cantoras Lena Garcia e Zélia Grajaú; os cantores Erasmo Dibell, Cruz Gago, Osténio e Melquiades Dissonantes.

Mais do que  organizar um festival, a  ideia  da comissão organizadora é  fechar um documento musical de qualidade. “Um legado que mostre para o Brasil o melhor da nossa música,  e sirva de referência para as futuras gerações ”, destaca o cantor e compositor Zeca Tocantins, idealizador e organizador do festival.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »