MENU

18/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 18/12/2020 às 00h00min

Estudantes do SENAI do MA são premiados pela Microsoft

Alunos do ensino médio, de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação apresentaram soluções com Inteligência Artificial (IA) para a indústria

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Alunos e instrutor do SENAI CAXIAS que ganharam o desafio Microsoft 2020 - Foto: Divulgação/Fiema
SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Caxias conquistou na última terça (15/12), o desafio Microsoft. Em parceria com a Microsoft, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desafiaram estudantes a solucionarem problemas da indústria com o uso da Inteligência Artificial (IA).

O anúncio da premiação em que participaram alunos do ensino médio, de qualificação profissional, técnico e de graduação e pós-graduação de todo o Brasil foi feito por meio de uma live nas redes sociais do SENAI- Departamento Nacional,  com a presença do gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional, Felipe Morgado; do analista de Educação Profissional do SENAI Nacional, Edilson de Oliveira Caldas; da gerente de Educação Tecnológica do SESI Nacional, Katia Marangon; da diretora de Educação da Microsoft, Vera Cabral e do diretor de Desenvolvimento de Negócios para Setor Público, Educação e Saúde da Microsoft, Diego Micheletti.

A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento tecnológico brasileiro, em um projeto de colaboração mútua num desafio nacional para conhecer os melhores projetos com recursos de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure que solucionem problemas do setor industrial.

A equipe maranhense campeã na categoria veteranos, para alunos de qualificação profissional e técnico de Ensino Médio foi formada pelos estudantes Lirana Lamara Barreto da Silva, Tiago Alves Pereira, Marco Vinícius Macedo Santana e Guilherme Melo Figueirêdo, que contaram com a orientação do instrutor responsável, Franco Rodrigues de Carvalho, todos do Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Caxias, localizada a 370 km da capital, São Luís. 

Os vencedores maranhenses conquistaram o 1º lugar com à criação do Feynman, um dispositivo de segurança para intertravamento de máquinas industriais, ativada por comando de voz.

O DISPOSITIVO - Trata-se de um freio de segurança para máquinas acionado por comando de voz. O desligamento é feito por meio de um sensor de voz conectado a um microcontrolador que juntamente com o comando elétrico da máquina desligará o motor e acionará o freio, minimizando a possibilidade e a gravidade de possíveis acidentes.

O funcionamento monitorado por uma interface integrada é capaz de identificar o setor em que houve o incidente, alertando a equipe médica de plantão o local exato e as condições em que se encontram o colaborador, além de espaço para que possa ser feito o registro da ocorrência.

“Quando o desafio foi lançado tivemos muito o que aprender, melhoramos o protótipo que foi premiado pela primeira vez no Inova Senai Maranhão, melhorando o designer e implementando a I.A. com os recursos do Microsoft Azure, reduzindo o tempo de ativação do sistema de segurança para menos de 1 segundo. Ter o retorno de todo esse esforço com uma colocação de primeiro lugar e ser um dos alunos que trouxe para Caxias dois prêmios inéditos para a unidade é uma sensação incrível. Agradecemos a todos do SENAI CEPT Caxias-MA que torceram e vibraram por nós. É uma vitória para a equipe e para a unidade”, destacou o aluno do SESI campeão Tiago Alves Pereira.

“Agradeço a toda à equipe do SENAI, pelo apoio e por acreditar no nosso projeto. Agradeço ao SENAI CEPT Caxias que junto com sua equipe de colaboradores, professores, supervisão, recursos humanos e demais, não mediram esforços para a construção do projeto. Ao nosso gestor que sempre se mostrou preocupado com o quesito inovação e que não mediu esforços financeiros e tecnológicos para a conclusão do projeto em questão. Em particular, me sinto realizado profissionalmente e muito satisfeito com os resultados obtidos pelos alunos que, desde o princípio do projeto, aprimoram-se e obtiveram demasiado conhecimento, especialmente nas áreas da tecnologia e nas relações interpessoais. A premiação nos alegra e mostra que todo o trabalho da equipe realmente valeu a pena, e que a educação profissional vem ganhando espaço na nossa região”, destacou o instrutor Franco Rodrigues de Carvalho.

Premiação – Os alunos  serão premiados com notebooks e vouchers para exames de certificação Microsoft, cujo valor normal de mercado é de 100 dólares americanos.

“Esse é um prêmio que exalta a nossa escola e nosso corpo pedagógico e de alunos e nos coloca no lugar que sempre achamos que devemos nos encontrar. É resultado de um trabalho instigante e que nos enche de orgulho. Nosso agradecimento a todos que nos ajudaram a conquistar esse projeto”, afirma o gerente do SENAI CEPT Caxias, Adilson Reis.

“Esse é o reconhecimento importante nesse ano tão adverso. Só reforça o trabalho sério e inovador do SENAI, por meio dos instrutores e alunos que concretizaram o conhecimento nesse mecanismo essencial para o setor industrial”, destacou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda. 

Todos os projetos foram desenvolvidos com base em recursos de Inteligência Artificial do Microsoft Azure, que podem ser divididos em três segmentos:  aprendizado de máquina, usando Azure  Machine Learning - serviço baseado em  Python com funcionalidades automatizadas de implantação de aprendizado de máquina e de borda; mineração de conhecimento com uso de serviço de pesquisa em nuvem com funcionalidades de IA internas, e aplicativos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »