MENU

17/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 17/12/2020 às 00h00min

​Prefeitura inaugura primeiro laboratório municipal de águas do Tocantins

“Normalmente o poder público é chamado quando há uma tragédia ambiental, mas esse laboratório vai trabalhar preventivamente para evitar uma crise ambiental. Poucos municípios brasileiros possuem essa percepção de trabalho”, destacou promotor do Meio Ambiente

ASCOM - PMA/Marcelo Martin
O MPE foi representado pelo promotor do Meio Ambiente Airton Amilcar, que destacou a postura ambiental em Araguaína - Foto: Divulgação/ASCOM-PMA/Marcos Sandes
A Prefeitura deu mais um passo para despoluição total do Lago Azul, nesta quarta-feira, 16, com a inauguração do Laboratório de Análise de Águas de Araguaína. A unidade foi entregue já com resultados que vão nortear o combate principalmente ao despejo ilegal de esgoto nos rios e córregos do perímetro urbano.

A cerimônia realizada nas instalações, que ficam no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), contou com representantes do Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema), Ministério Público Estadual (MPE) e secretarias municipais.

O MPE foi representado pelo promotor do Meio Ambiente Airton Amilcar, que destacou a postura ambiental em Araguaína. “Normalmente o poder público é chamado quando há uma tragédia ambiental, mas esse laboratório vai trabalhar preventivamente para evitar uma crise ambiental. Poucos municípios brasileiros possuem essa percepção de trabalho”.

Análises
O local analisará a qualidade da água por meio de exames físico, químico e biológico dos rios, córregos, nascentes e estações de tratamento de esgoto. As primeiras amostras para parâmetro de referência foram realizadas em cinco pontos do Lago Azul e surpreenderam aos técnicos que não esperavam um resultado positivo ou próximo do controle.

“Não foram encontrados materiais tóxicos e isso prova a responsabilidade ecológica de nossas empresas, mas sim coliformes fecais, o que aponta que a poluição do local vem de esgotos clandestinos. Agora faremos a pesquisa quadra a quadra nos córregos para identificar onde está a poluição”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Júnior Marzola.
 
Dados
Os cinco pontos de coleta no Lago Azul foram na zona de mistura com o Córrego Santa Helena, praia, ilha, ponte da Via Lago e saída do Córrego Neblina. Dentre esses, na ponte todos os parâmetros estão dentro dos exigidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), já nos demais o nível de coliformes fecais supera o nível permitido entre 28% a 52%.

“Com esses dados a Prefeitura conseguirá coibir de maneira mais pontual o descarte irregular de esgoto e até analisar a eficiência das estações de tratamento do esgoto, que deve retornar a água usada já tratada para o rio”, ressaltou o prefeito Ronaldo Dimas.
 
Atendimento ao público
A Secretaria do Meio Ambiente organizará uma tabela de custo para que a população e outros municípios também sejam atendidos, recebendo o recurso por meio do Codema e reinvestido no laboratório. Os telefones para solicitar uma análise ou tirar dúvidas são 99944-7878 e 99976-7337.

“É necessário agendar e solicitar o atendimento. Essa coleta precisa ser feita de maneira adequada, com materiais esterilizados. Nós temos técnicos treinados para manter a integridade da amostra”, alertou o superintendente do Meio Ambiente, Oriale Barbosa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »