MENU

12/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 12/12/2020 às 00h00min

Associação Brasileira de Odontologia homenageia Antônio Rodrigues

Mais conhecido por Doutor Toinho, ele foi o responsável pela instalação da instituição em Imperatriz, fortalecendo a classe

Raimundo Primeiro
Divulgação
No começo da noite de quinta-feira, 10, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional Sul do Maranhão, homenageou o odontólogo Antônio Rodrigues Silva Filho, um dos responsáveis pela instalação da instituição na cidade, falecido em 30 de setembro, vítima de complicações decorrentes do novo coronavírus (covid-19).

A Sala de Reuniões da Associação Brasileira de Odontologia Regional Sul do Maranhão recebeu o nome de Antônio Rodrigues Silva Filho, “um reconhecimento ao trabalho em favor da nossa classe e em prol do crescimento da profissão na cidade”, disse o odontólogo Hélio Alves Bezerra, diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da ABO em âmbito regional.

O evento contou com a presença de diversos odontólogos, além de familiares de Antônio Rodrigues. Uma placa de honra ao mérito e um banner com registros das ações encampadas pelo homenageado, foram entregues a família.

Funcionando há 22 anos em Imperatriz, completados em agosto, a ABO Regional Sul do Maranhão fica localizada na avenida Getúlio Vargas, 2080, Centro. No campo social, desenvolve trabalho que tem melhorado a qualidade da saúde bucal da população carente. Hoje em dia, atende, mensalmente, mais de mil pessoas, gratuitamente.

Atualmente, a ABO Regional Sul do Maranhão é presidida pelo odontólogo Carlos Alberto Lacerda.

SOBRE O HOMENAGEADO
Doutor Toinho, como era mais conhecido, foi pioneiro em diversas áreas, contribuindo decisivamente com o processo de desenvolvimento de Imperatriz. Visando valorizar a classe, articulou, criou e presidiu, com o apoio de colegas, a Associação dos Cirurgiões Dentistas de Imperatriz e Região Tocantina, fundada em 21 de abril de 1988.

O consultório do Doutor Toinho ficava localizado na rua Coronel Manoel Bandeira, Centro, nas imediações da Praça da Cultura e da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), região onde a história da cidade foi iniciada, a partir da rua 15 de Novembro, onde fica situado o bar do “seu” Olímpio Bandeira, o Olimpão, como todos o conheciam, fundador da “Confraria do Olimpão”, palco de debate dos principais assuntos relacionados a cidade e a sua população.

Casado, Doutor Toinho deixou um casal de filhos. Era frequentador assíduo das duas principais confrarias de Imperatriz: a do Olimpão e a da Banca do Chico, ambos falecidos. Simples, circulava facilmente por diversos lugares, conquistando as pessoas, fazendo amizades. Foi membro de várias entidades, entre as quais a Maçonaria.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »