MENU

29/05/2023 às 11h07min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h00min

Apoiadores da cadeia de biológicos lançam podcast em plataformas de streaming para agricultores

Conteúdo trará as tendências e inovações para manejo integrado de pragas das culturas

SALA DA NOTÍCIA / Janete Galbiati
Assessoria de imprensa
Crédito: Marcelo Poletti, diretor da Promip, Santin Gravena, professor aposentado da Unesp de Jaboticabal, Pedro Yamamoto, professor da Esalq/USP.
Piracicaba/SP - Apoiadores do MIP Experience, programa que reúne diversos parceiros para fomentar a cadeia de biológicos no Brasil, tiveram a iniciativa de criar um espaço de comunicação com o objetivo de debater a revitalização do conceito do manejo integrado de pragas (MIP).  O MipTalks, é um canal de podcast, que também pode ser assistido por vídeo, onde especialistas abordam os avanços sobre a integração de biológicos e produtos de baixo impacto ambiental e para a saúde dos agricultores e consumidores. O conteúdo do MipTalks, que deve chegar a 20 episódios por temporada, vão para o Youtube e Spotify, um serviço de streaming de áudio que permite ao usuário ouvir músicas, podcasts e ver vídeos, de forma gratuita.
 
“O lançamento do MipTalks faz parte do MipExperience, um programa que visa a inovação de MIP e de cultivos equilibrados, de baixo impacto ambiental e das premissas da agricultura regenerativa, com resultados para o agricultor. A ideia do videocast no Spotify e Youtube é construir um ambiente para compartilhar conhecimento e experiência que auxiliem o agricultor neste processo e que reúna todos os integrantes da cadeia para os avanços necessários. A informação precisa chegar até o agricultor de maneira mais ágil possível e percebemos que os canais de streaming têm sido grandes aliados nesta ponte de comunicação. O MipTalks nasce com o propósito de ser referência para manejo com uso de macrobiológicos e microbiológicos”, explica Marcelo Poletti, Dr. em Entomologia e CEO da Promip e idealizador do Programa MipTalks.
 
Primeiro episódio
O primeiro episódio traz uma conversa sobre a evolução do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no Brasil e a aplicação do conceito na atualidade, destacando onde iniciou essa trajetória e para onde está caminhando. Os temas discutidos no MipTalks de estreia já estão disponíveis nas plataformas de streaming. Marcelo Poletti, agrônomo e diretor da Promip, conversou com Santin Gravena, agrônomo, professor aposentado da Unesp de Jaboticabal, especialista em Entomologia e pioneiro na introdução do manejo integrado de pragas no Brasil e Pedro Yamamoto, professor da Esalq/USP, especialista em Entomologia e Acarologia. Para ouvir, basta acessar o canal MipTalks no Spotify  MipTalks | Podcast on Spotify e Youtube (1529) MipTalks - YouTube. A cada quinze dias um novo episódio vai ao ar com temas sobre o universo do manejo integrado de pragas e as inovações do setor em uma abordagem atualizada e descontraída.
 
Sobre o MipExperience
O MipExperience é um Programa voltado à inovação do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que considera questões importantes que vão além do manejo fitossanitário e que impactam toda a cadeia do agronegócio: da pesquisa ao varejo e a vida do consumidor. O Programa, idealizado pela Promip e que conta com apoiadores e parceiros, visa oferecer soluções de excelência para resultados economicamente vantajosos ao produtor e ao meio ambiente, através da associação de ferramentas dos controles biológico e químico empregadas nas mais diversas culturas. As premissas do MipExperience consideram que a revitalização do Manejo Integrado de Pragas (MIP) deve ser construída de modo compartilhado, demonstrando-se na prática as contribuições de cada elo da cadeia produtiva.  O Programa MipExperience prevê a concessão de um selo de certificação de qualidade da produção, que será lançado em breve. O selo será a garantia de que frutas, verduras e legumes disponíveis no varejo chegam às prateleiras através de processos seguros, sustentáveis, em relação ao manejo do solo, à irrigação, ao uso de fertilizantes, agroquímicos e defensivos de matriz biológica. Saiba mais em: www.mipexperience.agr.br
 
Sobre a Promip
A Promip é uma empresa de base tecnológica que reúne em seu portfólio produtos biológicos para a implementação de Programas de Manejo Integrado de Pragas. Fundada em 2006, iniciou suas atividades ligada à ESALQTec (ESALQ/USP), em Piracicaba, interior de São Paulo. A companhia é pioneira na produção e comercialização de macrobiológicos no Brasil. Alicerçada em sua história e comprometida com o futuro, a Promip busca na natureza soluções para o desenvolvimento de bioprodutos para uma agricultura mais segura, sustentável e de alta produtividade, que contribui para a melhoria da saúde das pessoas e do planeta.
Saiba mais em: www.promip.agr.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »