MENU

09/06/2023 às 22h13min - Atualizada em 09/06/2023 às 22h13min

CBF comemora 109 anos

Fundada em 8 de junho de 1914 como Federação Brasileira de Sports (FBS), muito contribuiu para a construção da maior paixão nacional: o futebol.

Da Assessoria
Imprensa/CBF
CBF comemora os 109 anos de fundação - Foto: Joilson Marconne/CBF
 
Entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF celebrou nesta quinta-feira (8) 109 anos de sua fundação. Sua história foi construída com base em grandes conquistas pelas seleções que a representam e pelo crescimento e organização do futebol nacional.

A Confederação Brasileira de Futebol foi fundada em 8 de junho de 1914 e foi inicialmente chamada de Federação Brasileira de Sports (FBS). A entidade passou a adotar as configurações atuais a partir de 24 de setembro de 1979, quando houve a separação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), então responsável pelos esportes praticados no Brasil.

A CBF tem como seu propósito fomentar a prática do futebol no Brasil para homens e mulheres, meninos e meninas, sem distinção de idade, cor, sexo, orientação sexual e origem. A CBF acredita que o esporte pertence e sempre pertencerá a todos.

Sob a gestão de Ednaldo Rodrigues, o primeiro presidente negro e nordestino da história da entidade, a CBF adotou o discurso antidiscriminatório como um pilar de suas decisões e se tornou a primeira confederação a colocar em seu regulamento a pena esportiva para casos de racismo no futebol brasileiro.

Além disso, a entidade vem aumentando os investimentos no futebol feminino e fomentando a prática do esporte para as mulheres, a fim de compensar a injustiça história cometida contra elas, proibidas de jogar futebol por 38 anos durante o Século XX. No Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, Ednaldo Rodrigues assinou a regulamentação do futebol misto para promover igualdade de oportunidades no futebol.

Com o apoio do Governo Federal, o Brasil se candidatou a vaga de país-sede da Copa do Mundo FIFA Feminina de 2017 e nutre esperanças de um grande desempenho na Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália /Nova Zelândia 2023.

O Brasil é reconhecido como um celeiro de talentos, que ajudaram a formar a imagem do país pelo mundo. Foi com os pés desses atletas que o país se tornou o único pentacampeão mundial e popularizou a Amarelinha ao redor do planeta, a partir da criatividade de nosso futebol e da alegria dos jogadores.

 

Mensagem

O presidente Ednaldo Rodrigues, publicou a seguinte mensagem, na comemoração de 109 anos da CBF, confira:

A CBF tem uma história que orgulha os brasileiros por ser a Federação mais vencedora do planeta, não só pelas cinco Copas do Mundo e as enormes conquistas da seleção principal, quanto pelas conquistas em todas as divisões e os êxitos em diversos campeonatos mundiais.

A minha missão à frente da CBF é um grande desafio para alguém que nunca imaginou um homem negro e nordestino comandando a entidade. Hoje, a minha retribuição para a CBF está na mudança pela qual a entidade vem passando, afastando para bem longe pessoas que locupletavam, encerrando com contratos lesivos, dando transparência a todos os movimentos da CBF.

Tudo isso resultou também no fim de um ciclo de aparições da CBF na imprensa em páginas policiais e de escândalos, que vinham manchando a imagem e a história de uma entidade centenária.

Deixo claro, nesse momento de celebração, que a CBF mudou e que, na qualidade de presidente, sei exatamente o que não quero fazer. E enfrento com determinação e força as dificuldades diárias que encontro.

A CBF hoje também ganhou um papel de protagonismo e de união em torno de temas importantes e pertinentes no mundo, como o racismo, a diversidade, a inclusão, o respeito, envolvendo as seleções e clubes.

Também nos preocupamos em ampliar a atenção às mulheres no futebol feminino e voltar o nosso olhar aos esquecidos das séries C e D do futebol brasileiro, que passaram a ter voz.

Tudo isso foi feito em pouco mais de um ano, o que prova que, com vontade e determinação, a mudança pode acontecer. Nesse dia de aniversário, o meu dever e de todos da CBF é renovar o compromisso de seguir com mais conquistas. Tudo que obtivemos até aqui ainda é pouco para o que quero e preciso fazer pela CBF. É a maneira que eu tenho de retribuir ao torcedor brasileiro e aos que confiaram em mim para estar aqui.

Trabalhamos com seriedade, transparência e austeridade e assim seguiremos. Foi assim que conseguimos registrar o maior resultado financeiro da história da CBF, e que possibilitou aumentar e muito o investimento no fomento ao futebol. Estes resultados, que passam por uma gestão com transparência e respeito aos clubes e principalmente torcedores, certamente incomodam àqueles que deixaram o controle paralelo da entidade. Embora não se conformem e tentem de todas as formas desestabilizar a entidade, elas foram banidas pela decisão da Justiça e do povo brasileiro.

Também trabalhamos para retomar as obras do legado da Copa do Mundo de 2014, que ficaram paradas durante anos. Até o final de 2023, vamos entregar oito centros de treinamento, espalhados por vários locais do Brasil.

Temos vários caminhos a desbravar pela frente, entre eles encontrar um treinador para Seleção principal, dentro do cenário atual do futebol. Em breve, essa etapa será cumprida.

Agradeço a todas as federações, todos os clubes de futebol, masculino e feminino, aos parceiros do beach soccer e do futsal. Agradeço também a todos os jornalistas que trabalham com seriedade no nosso país e, principalmente, ao torcedor brasileiro, que é a razão de todo o nosso trabalho.

É momento de comemorar mais um ano da CBF, comemorar a mudança na imagem da entidade, fruto do trabalho e esforço todos os nossos funcionários, colaboradores, parceiros, patrocinadores.

Ednaldo Rodrigues - Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »