MENU

08/06/2023 às 18h11min - Atualizada em 08/06/2023 às 18h11min

Fórum de Piscicultura destaca a importância dos alevinos de qualidade para melhorar a produção

Evento foi realizado na Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) e reuniu produtores de diversos municípios da região norte do estado.

Cristiano Viana
Secom/TO
Andrey Chama da Costa (Ruraltins) disse que o Fórum visa transferir tecnologia e informação - Foto Cristiano Viana Gov do TO
   
O 2º Fórum da Piscicultura de Araguaína, ocorrido nesta quarta-feira, 7, proporcionou discussões sobre diferentes aspectos da cadeia produtiva de peixes, entre eles a importância de se ter alevinos de qualidade. O evento realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) fez parte da programação da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2023) e contou com o apoio da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) e de outros parceiros.

O diretor de desenvolvimento da pesca da Sepea, Dyego Santana, destacou em sua palestra que a escolha de alevinos de qualidade influencia em todo o processo de produção. Segundo ele, é fundamental investir na saúde, na alimentação e na genética dos filhotes. “Cada espécie tem uma característica própria. Por isso, é preciso saber escolher, levando em conta o tamanho, a padronização e a garantia de que os alevinos estão livres de doenças e consanguinidade”, disse. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/SIDRA), a produção de alevinos no Brasil obteve crescimento de 74,82% entre os anos de 2013 e 2021, com destaque para a tilápia. No Tocantins, o aumento foi de 51,54% no mesmo período.

O estado é considerado bem estruturado no quesito alevinagem. Atualmente, são 12 empresas instaladas nas regiões norte, central, sul e sudeste do Tocantins. Essas empresas abastecem o mercado interno e também parte dos estados do Maranhão, Goiás e Mato Grosso. Além disso, conta com a multinacional Genomar, que instalou um grande centro de reprodução e melhoramento genético de tilápia no município de Monte de Carmo. 

O piscicultor de Babaçulândia, Francisco Pereira dos Santos, acompanhou atentamente as palestras do Fórum e disse que a partir de agora terá condições de escolher melhor os alevinos. “Há alguns dias eu comprei uns filhotes desiguais, mas se estiver assim na próxima compra vou procurar em outro lugar”, afirmou. 

O gerente de pesca e aquicultura do Ruraltins, Andrey Chama da Costa, lembrou que o Fórum de Piscicultura vem consolidar um trabalho que o órgão desenvolve há anos na região. ‘’Buscamos fazer a transferência de tecnologia e conhecimento para os produtores e isso faz com que eles tenham condições de melhorar os seus negócios”.

O evento reuniu piscicultores dos municípios de Babaçulândia, Muricilândia, Goiatins, Filadelfia, Vanderlândia, Carmolândia, Barra Bonita, Araguaína, Araguanã e Santa Fé.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »