MENU

08/06/2023 às 17h56min - Atualizada em 08/06/2023 às 17h56min

Centenas de alunos atletas da região sudeste do Tocantins participam da etapa regional de Arraias

Disputas das modalidades individuais e cerimônia de abertura foram realizadas nessa terça-feira, 6

Dicom Seduc/TO
Fábio Vaz, o superintendente de Desporto da Secretaria de Educação (Seduc) Tiago Costa - Foto: Marcio Vieira.jpg
   
O esporte tem o poder de unir as pessoas, e os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) são uma oportunidade que proporciona esse momento de integração entre os estudantes. Vários alunos atletas, representando seu município pertencente a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias, prestigiaram a abertura oficial dos jogos Estudantis nessa terça-feira, 6, que ocorreu no Estádio Municipal Juraildes de Sena Abreu, em Arraias. 

 Durante o evento várias apresentações culturais, de dança e música, além das apresentações cívicas e o acendimento da tradicional pira olímpica, abrilhantaram a noite esportiva. O momento mais esperado do evento foi o da pira olímpica, atletas se reversaram com a tocha para ascender esse símbolo do atletismo e foi um espetáculo a parte. Participaram da abertura 16 delegações representando as unidades escolares que disputam esta edição. 

Várias autoridades como prefeitos, secretários municipais, entre outros, também prestigiaram a abertura dos JETs. Durante o juramento os atletas se comprometeram a cumprir com as regras dos jogos para que as competições ocorram da melhor maneira possível.

Durante o evento alguns atletas participaram de uma competição de embaixadinhas, já no ritmo de aquecimento para as competições. "A atleta Ana Beatriz, 16 anos, do município de Aurora falou da importância do JETs. "Para mim, representa alegria, felicidade. O esporte é algo importante, também tenho a oportunidade de fazer amizades e o campeonato une as pessoas". Ana Beatriz compete na categoria 15 a 17 anos, já é uma atleta com experiência, ficou em 2° lugar em uma competição Estadual de tênis de mesa. Nesta etapa, conquistou duas medalhas de prata, uma no tênis de mesa e outra no atletismo. "Fiquei em segundo, mas a vitória está valendo, vou levar duas medalhas para o meu município". 

Representando o secretário de Educação, Fábio Vaz, o superintendente de Desporto da Secretaria de Educação (Seduc) Tiago Costa, destacou a integração que os jogos promovem. "Também promove a formação do cidadão, pois nem todos vão se tornar atletas profissionais, nem todos vão ser campeões brasileiros, mas com certeza serão cidadãos de bem. O esporte é a base, começa com o desporto escolar". 

 

Etapa Estadual

Os vencedores das regionais serão classificados para a etapa estadual, que será realizada em Araguaína, de 20 a 30 de junho, onde serão definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais.
 

Parajets

A etapa estadual 2023 dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), ocorrerá em Porto Nacional, de 13 a 15 de junho, com disputas de: Atletismo, Bocha, Natação, Tênis de Mesa, Parabadminton e Judô. Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares, evento que reúne paratletas em idade escolar de todo o Brasil.

Os JETs e Parajets são promovidos pela Seduc, com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »