MENU

07/06/2023 às 21h19min - Atualizada em 07/06/2023 às 21h19min

Faltam 40 dias para a estreia da Seleção Feminina na Copa do Mundo

O Brasil estreia contra o Panamá no dia 24 de julho, em Adelaide (AUS)

Assessoria/CBF
Seleção Brasileira Feminina está se preparando para o Mundial - Foto: Thais Magalhães/CBF
 
Falta pouco mais de 40 dias para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina FIFA, Austrália e Nova Zelândia 2023.

A equipe comandada por Pia Sundhage carimbou o passaporte para a Copa do Mundo Feminina FIFA 2023 depois de vencer a Colômbia, na final da CONMEBOL Copa América 2022, em Bucaramanga (COL), e ampliou a hegemonia de títulos na competição. Desde então, as Guerreiras do Brasil vêm se preparando para o Mundial, enfrentando equipes de ponta do futebol feminino mundial.

Logo após a Copa América, o Brasil embalou uma sequência de vitórias. Diante da África do Sul, Noruega e Itália. Na última Data FIFA de 2022, a Seleção Feminina recebeu o Canadá para dois amistosos no país. Após o revés no primeiro duelo, a Canarinho fechou o ano com uma vitória sobre as canadenses.

Em 2023, o primeiro teste foi em fevereiro, quando o Brasil participou do Torneio She Believes, disputado nos Estados Unidos, onde enfrentou Japão, Canadá e as donas da casa. Na competição, a Seleção saiu com uma vitória e duas derrotas.

A Finalíssima foi mais um passo importante dado pela Seleção Feminina, que fez história ao disputar com a Inglaterra a primeira edição da competição que reúne a campeã da UEFA Euro e da CONMEBOL Copa América. No Wembley, os 83 mil torcedores assistiram a um jogo equilibrado e emocionante. A Canarinho conseguiu o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas a partida foi decidida nos pênaltis, com vitória das inglesas por 4 a 2.

Em seu último desafio antes da Copa do Mundo FIFA 2023, a Seleção enfrentou a Alemanha, em Nuremberg (ALE). Com gols de Tamires e Ary Borges, a equipe brasileira mostrou bom desempenho e venceu as donas da casa por 2 a 1.

A Seleção
A jornada das Guerreiras do Brasil também conta com processo de renovação nos últimos anos. Desde que assumiu o comando da Canarinho em 2019, a técnica Pia Sundhage tem convocado uma série de novos talentos para a equipe. Em quase quatro anos, foram 92 jogadoras convocadas, destas, 33 atuaram pela primeira vez na equipe principal.

Competição em dois países
Esta é a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada em dois países diferentes: Austrália e Nova Zelândia. A competição terá início no dia 20 de julho e a grande final no 20 de agosto. Será a primeira vez que o Mundial contará com a presença de 32 países, diferente das outras edições em que apenas 24 equipes participaram. Ao todo, serão 64 jogos disputados em nove cidades-sede, cinco australianas e quatro neozelandesa.

O Brasil está no Grupo F, ao lado de Panamá, França e Jamaica. A Canarinho estreia no dia 24 de julho contra o Panamá, em Adelaide (AUS). Depois enfrenta a França no dia 29, em Brisbane (AUS), e encerra sua participação na fase de grupos no dia 2 de agosto contra a Jamaica, em Melbourne (AUS)

Confira a agenda de jogos das Guerreiras do Brasil no Mundial:
Brasil x Panamá

Data: 24 de julho (segunda-feira), 8h

Local: Estádio Hindmarsh, Adelaide (AUS)

Brasil x França

Data: 29 de julho (sábado), 7h

Local: Estádio de Brisbane, Brisbane (AUS)

Brasil x Jamaica

Data: 2 de agosto (quarta-feira), 7h

Local: Estádio Retangular de Melbourne, Melbourne (AUS)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »