MENU

05/06/2023 às 16h40min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h00min

Cibra anuncia parcerias estratégicas na Bahia Farm Show

A fabricante de fertilizantes passa a aceitar Agrotoken como pagamento e inicia comercialização de um novo produto diferenciado em seu portfólio, o Granubor, além de levar à feira a iniciativa “Movimento do Bem”.

SALA DA NOTÍCIA Christiane Assef Nociti
Divulgação
A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, estará com um estande na Bahia Farm Show, que acontecerá de 6 a 10 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Durante a feira, a empresa apresentará novidades, como o anúncio da sua parceria com a Agrotoken, o lançamento do produto Granubor e as ações realizadas pelo “Movimento do Bem”, que retira lacres e tampinhas do meio ambiente para converter em doações a instituições assistenciais.

O evento é considerado estratégico para a companhia, que nasceu na Bahia, em Camaçari, há quase 30 anos. A Cibra sempre esteve ao lado do produtor baiano e se destaca, hoje, entre as três maiores empresas de fertilizantes do estado.

O estado da Bahia é o segundo maior produtor de algodão do Brasil. Nessa safra, 2022/23, mesmo sem aumento da área cultivada, a expectativa é de um crescimento acima dos 10% na produção, atingindo 1,5 milhão de toneladas, com o rendimento da pluma na casa dos 41%, de acordo com os dados da CONAB.

Além do algodão, o oeste da Bahia se destaca por sua produção de soja, que atingiu 7,5 milhões de toneladas, apresentando os melhores níveis de produtividade nacional. A média foi de 65 sacas por hectare, superando os estados de Goiás e Minas Gerais, que lideravam as produtividades até a safra 2021/22. 
 
Nos últimos cinco anos, a Bahia aumentou em 12% o seu consumo de fertilizantes. Para 2023, a expectativa é que sejam entregues 2,5 milhões de toneladas aos produtores do estado – o que deverá proporcionar um incremento nas vendas da Cibra na região. Para se ter ideia da importância da Bahia para a companhia, cerca de 20% do total do volume de fertilizantes de 2022 foram entregues pela fabricante no estado. 
Agrotoken: moeda digital passa a ser aceita como meio de pagamento

Foi o espírito inovador e ‘alma de startup’ da Cibra que viabilizou a parceria com a Agrotoken, startup pioneira global em tokenização de commodities agrícolas. A partir de agora, a fabricante de fertilizantes passa a aceitar os stablecoin como meio de pagamento. A Agrotoken transforma os grãos já comercializados pelo produtor rural em tokens, que podem ser utilizados no pagamento do insumo.

“Com a moeda digital ‘em mãos’, o produtor rural poderá comprar seus fertilizantes, assim como faria utilizando boleto bancário ou transferência bancária, por exemplo. É mais uma opção de pagamento que ele terá à sua disposição. Na Cibra, buscamos sempre dar opções ao cliente para que ele escolha a que melhor lhe atender.”, explica Raphael Nezzi, CFO da Cibra.

Blockchain, tokenização e criptoativo não são temas novos para a empresa que, a pouco mais de um ano, lançou sua própria moeda digital, o CibraCoin. Tendo uma equipe preparada, com expertise nesse tipo de solução, foi possível implementar a nova opção de pagamento com agilidade.

“Encontramos na Cibra um mindset inovador e aberto às novas tecnologias, que permitiu o avanço rápido da parceria. Possuímos um ecossistema eficiente, seguro e confiável, que transforma a produção agroindustrial em ativos digitais lastreáveis. Na prática, transformamos os grãos em um bem digital, para guardar ou trocar por insumos, serviços e outros bens. O mercado agrícola atualmente já é e está cada vez mais digitalizado e o que a Agrotoken oferece hoje é uma importante ferramenta para democratizar o agronegócio”, afirma Anderson Nacaxe, diretor da Agrotoken no Brasil.
Granubor: fertilizante diferenciado que reduz impactos ao meio ambiente  

Em um mercado altamente competitivo, a Cibra tem investido para ampliar seu leque de produtos e soluções ao produtor rural. Além da parceria com a Agrotoken, a empresa assinou recentemente um contrato de cooperação com a U.S Borax, empresa da Rio Tinto – uma das maiores mineradora do mundo – passando a ser distribuidora oficial do produto Granubor no País.

Segundo o Diretor Comercial da Cibra, Vagner Vieira, a parceria com a U.S. Borax permitirá à empresa acessar novos clientes, estabelecendo relacionamento com produtores, representantes comerciais, distribuidores e cooperativas que, até então, não estavam em seu portfólio. “Tendo a inovação como um de nossos pilares, a Cibra tem investido muito forte na incorporação de novos produtos, a fim de oferecer fertilizantes diferenciados, que tragam melhores produtividades e rentabilidades à agricultura brasileira, como é o caso do Granubor”, comenta Vagner.

O Granubor é um borato de sódio solúvel, maneira mais apropriada de fornecer boro ao solo. Sua aplicação pode ser de forma preventiva, na manutenção do estado nutricional do solo, ou corretiva, suprindo às deficiências de boro em diversas culturas. Por ser um produto natural, também pode ser utilizado na agricultura orgânica e, entre os benefícios da sua aplicação no solo, estão a rentabilidade e o lucro gerado para o produtor rural.

Saiba mais em: Cibra assina como distribuidora oficial do Granubor - Cibra Fertilizantes
 
“Movimento do Bem” amplia alcance em parceria com a Bahia Farm Show

Na Cibra, mais de 85% dos colaboradores estão envolvidos em atividades de voluntariado por meio do Programa ‘Gente que Transforma’, que visa estimular as pessoas a participarem de projetos sociais. Dentre as iniciativas, está o ‘Movimento do Bem’, ação criada há três anos que incentiva a retirada de lacres e tampinhas do meio ambiente para converter em doações a instituições assistenciais.

Além de reduzir o impacto ambiental, essa ação vem trazendo benefícios concretos para pessoas de baixa renda. O dinheiro da venda do material coletado é usado para comprar cadeiras de roda que são doadas a instituições que atendem a quem não tem condições de adquirir o equipamento. Para cada cadeira de rodas comprada, a Cibra subsidia mais uma, o que estimula ainda mais o envolvimento de todos.  

Dando continuidade a essa prática, em parceria com os organizadores da feira, serão espalhadas 20 urnas de coletas de lacres e tampinhas por todo o espaço da Bahia Farm Show, a fim de incentivar o adequado descarte desses materiais e gerar ainda mais recursos para as compras de novas cadeiras de rodas. 

Saiba mais em: Engajamento de colaboradores Cibra supera expectativas - Cibra Fertilizantes

Sobre a Cibra    
Há quase 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa opera em WFA - Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 13 unidades fabris, com operações de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado a fertilizantes, e a primeira fabricante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore. Desde 2019 certificada pela GPTW “Great Place To Work” como uma excelente empresa para se trabalhar, em 2022, conquistou a 24ª posição entre as 100 melhores indústrias para se trabalhar do Brasil.   


Sobre a Agrotoken   
A Agrotoken é a primeira empresa do mundo capaz de criar tokens fungíveis a partir de commodities agrícolas, com o objetivo de digitalizar e democratizar o agronegócio. A plataforma tecnológica promove um ecossistema simples, justo, equitativo e eficiente, que permite aos produtores rurais “transformar” sua produção em criptoativos reais e confiáveis, habilitados para realizar diversas operações financeiras. Com tecnologia blockchain 100% digital, a startup de origem argentina acaba de realizar as primeiras tokenizações no Brasil.


Sobre a Bahia Farm Show   
A Bahia Farm Show está entre as três maiores feiras do país em volume de negócios do Agro brasileiro. Além de vitrine para o setor, o evento também é palco de tomada de importantes decisões, pois faz parte dos compromissos dos governantes, executivos e CEOs de empresas, entre outros profissionais e especialistas da área. Dela também fazem parte as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços do mercado.  

    
MAIS INFORMAÇÕES   
   
Grupo Printer – Assessoria de Imprensa da Cibra   
Christiane Nociti - [email protected]- (11) 98248-9151        
Ana Saliba - [email protected] – (11) 97403-0395  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »